10 de setembro de 2024

Hexagon leva soluções a evento de robótica agrícola nos Estados Unidos

Líder em soluções de posicionamento agrícola estará presente em um dos principais fóruns internacionais focados em Robótica Agrícola.

 

A divisão Autonomy & Positioning da Hexagon, líder em soluções para o agronegócio, estará presente no Fórum Internacional de Robótica Agrícola nos Estados Unidos (FIRA USA), de 22 a 24 de outubro em Woodland, na Califórnia. Promovido pela GOFAR (Global Organization For Agricultural Robotics), o fórum reúne especialistas, pesquisadores, empresas e agricultores para discutir e apresentar as inovações tecnológicas que podem transformar a agricultura.

“O FIRA USA reúne um grupo único de pessoas focadas em melhorar a indústria agrícola global. A tecnologia da Hexagon fornece a base confiável que fabricantes de robótica agrícola precisam para trazer autonomia às operações de campo, ajudando a enfrentar os desafios crescentes dos agricultores, incluindo escassez de mão de obra, uso de insumos, saúde e segurança do solo. No evento, promoveremos o próximo nível de soluções de posicionamento e controle de máquinas para proporcionar fácil integração e operação mais segura da máquina”, afirma James Szabo, Gerente de Produto de Autonomia Agrícola da Hexagon.

O profissional afirma que desenvolvedores de tecnologia para autonomia estão empenhados em resolver uma série de problemas, desde aumentar a eficiência da forma como se cultiva até a forma como são geridos os insumos para a produção. “No entanto, há um ponto problemático comum que os nossos clientes enfrentam: a disponibilidade de mão de obra”, acrescenta Szabo. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, entre 2020 e 2022, a força de trabalho agrícola na Califórnia diminuiu cerca de 10%, exacerbando o déficit de mão de obra existente. Aproximadamente 60% dos agricultores da Califórnia relataram dificuldades em encontrar trabalhadores suficientes.

Presença no FIRA USA – O FIRA USA busca promover a modernização da agricultura por meio da tecnologia, oferecendo uma plataforma para o compartilhamento de conhecimento e a apresentação de soluções inovadoras que podem aumentar a produtividade e a sustentabilidade agrícola. Este ano, são esperados mais de 2,5 mil pessoas e mais de 80 expositores.

A equipe da Hexagon apresentará no estande tecnologias de posicionamento por meio de sinal de satélites, controle de máquinas e percepção. Essas tecnologias oferecem aos fabricantes de maquinário agrícola uma solução completa para o desenvolvimento de autonomia e posicionamento preciso, ou ainda, podem ser integradas para permitir flexibilidade e escalabilidade de produção.

Segundo Szabo, opções de firmware podem ser adicionadas conforme as necessidades evoluem, garantindo atualizações e longevidade ao hardware. Dois exemplos são: a antena SMART7, que funciona como um receptor primário de sinais multi-constelação e multifrequência GNSS; e a antena SMART2, solução de entrada da Hexagon, que oferece benefícios como rastreamento em dupla frequência e compensação de terreno. Combinadas, fornecem redundância no sinal de posicionamento e alta precisão, mesmo em velocidades reduzidas ou com o veículo parado.

Além disso, será exposto o Core Box, uma tecnologia que funciona como um controlador de direção que, por meio de coordenadas de navegação por Ethernet ou Wi-Fi, suporta vários tipos de atuadores de direção, e oferece solução modular e simples de integrar para fabricantes. “Contar com um equipamento confiável que determine corretamente a direção em que uma máquina está orientada é fundamental para a autonomia no campo. Na prática, cenários do setor podem ser desafiadores e é importante que os equipamentos possam ser controlados com confiança e segurança. O posicionamento GNSS, o controle da máquina e a percepção são as tecnologias fundamentais para isso”, ilustra Szabo.

Recentemente, a divisão Autonomy & Positioning da Hexagon foi anunciada como a vencedora do Spirent Sustainability Through Navigation Award (Prêmio de Sustentabilidade Através da Navegação da Spirent), do Royal Institute of Navigation, na Inglaterra. Este prêmio reconhece a significativa contribuição da empresa para a sustentabilidade na indústria agrícola global, por seu trabalho na viabilização de soluções autônomas com soluções robustas e confiáveis de posicionamento, navegação e cronometragem.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.