10 de setembro de 2024

Bionat apresenta biológico Dissara no Master Meeting Milho e Algodão

A Bionat Soluções Biológicas apresenta tecnologia única no evento promovido pela Proteplan em Sorriso (MT).

 

O Master Meeting Milho e Algodão será realizado de 11 a 13 de setembro de 2024, na cidade de Sorriso (MT). O encontro, promovido pela Proteplan, reunirá vários palestrantes para discutir tópicos cruciais sobre as culturas do milho e do algodão, visando auxiliar na tomada de decisões dos profissionais do setor produtivo.

Neste cenário a Bionat Soluções Biológicas, empresa da holding Essere Group, apresenta o Dissara, único bioinseticida microbiológico com ação de contato e ingestão no controle de lagartas. Este bioinseticida controla a lagarta-da-soja, lagarta-falsa-medideira, lagarta-helicoverpa, lagarta-do-cartucho, lagarta-preta ou lagarta-das-vagens, e a lagarta-das-folhas.

O Dissara foi desenvolvido em parceria com a Embrapa e combina cepas exclusivas de Metarhizium rileyi CG1153 e Bacilus thuringiensis S234, com amplo espectro no controle de lagartas de diferentes instares, com ação por contato e ingestão. Os conídios de Metarhizium rileyi, presentes no produto, aderem às lagartas, germinam e penetram no corpo da praga causando a morte através do parasitismo. Este produto possui alta persistência no ambiente de cultivo após a esporulação de Metarhizium rileyi nos cadáveres das lagartas infectadas. Assim, a presença de M. rileyi no produto possibilita um controle mais duradouro devido ao seu alto potencial epizoótico.

Além da ação de contato, as diversas proteínas/toxinas de Bacilus thuringiensis presentes na formulação do Dissara atuam após a ingestão das folhas tratadas, ligando-se a receptores presentes no intestino das lagartas ainda pequenas e reduzindo os danos em folhas em até 48 horas. O resultado é a morte das lagartas por infecção generalizada. “O Dissara é uma tecnologia única e inovadora no controle biológico de lagartas, oferecendo uma solução que redefine os padrões de eficiência no campo, controlando lagartas em qualquer fase de desenvolvimento. Com essa inovação exclusiva, os agricultores têm em mãos uma solução incomparável para o controle de lagartas em suas lavouras,” afirma Álefe Borges, gestor de produtos da Bionat.

Ele reforça que ao aplicar este novo produto o agricultor irá notar que as lagartas pequenas param de raspar folhas em até 48 horas; maior eficiência no controle de lagartas em todas as fases de desenvolvimento; menor nível de danos em folhas e estruturas reprodutivas; e a presença de lagartas com esporulação esverdeada no campo.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.