Nova embalagem de 20 litros pesa apenas 950 gramas. Iniciativa reduz emissão de CO2 e otimiza cadeia sustentável
A Ourofino Agrociência acaba de lançar no Brasil sua nova embalagem de 20 litros, pesando apenas 950 gramas; posicionando-a como a mais leve no mercado de defensivos agrícolas. Desenvolvido em parceria com a Unipac, líder em embalagens rígidas para o segmento de agroquímicos, o projeto reflete o compromisso sólido com os pilares ESG. Na prática, essa iniciativa promove uma economia de cerca de 370 toneladas de CO2 por milhão de embalagens produzidas, gerando ganhos econômicos tangíveis para toda a cadeia produtiva de maneira sustentável. O fornecimento desta nova embalagem está previsto para ganhar escala a partir de agosto deste ano.
Demanda por inovação e sustentabilidade
Luiz Carlos Pizato, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ourofino Agrociência, ressaltou que a nova embalagem está em linha com as melhores práticas ESG e atende às demandas dos clientes por soluções mais eficientes e sustentáveis. Complementando, Luana Idaló, Analista de PDI, destacou que o projeto contribui para reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia produtiva, desde o transporte até o descarte, alinhando-se às diretrizes modernas de sustentabilidade.
Reiterando o resultado positivo do projeto, Luiz Henrique Taniguti, gerente de vendas da Unipac, explicou quais foram os desafios de desenvolver a nova embalagem: “tivemos que adaptar nosso processo produtivo para assegurar a máxima eficiência mecânica, mantendo a segurança e a qualidade exigidas pelo mercado. O projeto da nova embalagem foi possível graças ao apoio da Ourofino Agrociência, que não só aprovou a iniciativa, mas também conduziu os testes necessários para seu desenvolvimento”.
Projetada para atender às rigorosas normas técnicas de transporte de produtos perigosos, a nova embalagem é homologada para o Grupo de embalagem II e III e densidade até 1,4g/cm³, conforme Resolução da ANTT, Portaria INMETRO (transporte terrestre) e IMDG Code (transporte marítimo internacional).
Prêmio ABRE
Graças à iniciativa, a Ourofino Agrociência e UNIPAC concorrem ao Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2024, uma premiação que reconhece e celebra as inovações e a excelência no setor de embalagens no Brasil, reforçando seu papel como protagonista na transformação do setor agrícola. Este ano a cerimônia de premiação será realizada dia 26/9, a partir das 18h, na Vila dos Ipês, em São Paulo. Como nas edições anteriores, o prêmio conta com várias categorias, incluindo embalagens para alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, cosméticos, entre outros.