47ª edição da feira contará com mais exemplares e mais expositores da raça. Julgamentos e solenidade terão transmissão ao vivo pelo YouTube
Presença histórica e marcante desde as exposições que deram origem à atual Expointer, realizadas em Porto Alegre, o Charolês mais uma vez, marcará presença na maior exposição agropecuária da América Latina. Com o slogan “Superar é da nossa natureza” a Expointer 2024, programada para ocorrer no período de 24 de agosto a 01 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil em Esteio (RS), será embalada pelo espírito de reconstrução e de recomeço, após as enchentes que acometeram o estado na metade do primeiro semestre deste ano.
Apesar das consequências das enchentes, para a 47ª edição da exposição os selecionadores de Charolês do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina inscreveram 79 exemplares de argola (elite). O número, superior ao de 2023, é reflexo do crescimento de propriedades expositoras. “A Expointer é a principal vitrine para a nossa raça e por isso, há o empenho dos criadores para que seja possível demonstrar a evolução zootécnica do Charolês no Brasil”, explica Cesar Adams Cezar, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC). Segundo ele, este aprimoramento pode ser observado não só pela percepção visual do biotipo dos animais expostos, mas também por outros indicadores. “A evolução do Charolês é evidenciada por dados estatísticos provenientes do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO) e pelos dados objetivos das participações da raça em sete edições das provas de desempenho realizadas na Embrapa Pecuária Sul de Bagé (RS). Esta mesma genética está presente nos animais que serão apresentados em Esteio” enfatiza.
Programação
Além da exposição diária dos animais no pavilhão de bovinos de corte em todo o período do evento, a ABCC promoverá uma agenda de atividades entre 25 a 28 de agosto. No domingo, 25/08, a partir das 9h, ocorrerá a admissão, procedimento importante para a realização da identificação, da pesagem, das mensurações e das avaliações por ultrassonografia dos animais inscritos para julgamento. Nesta etapa, atuarão os inspetores Alexandro de Oliveira Daura, Bolívar da Silva Dornelles, Cesar Henrique Peschel Junior e Marco Antônio da Fonseca Paim como técnicos de admissão. Já a realização das ultrassonografias de carcaça e reprodutivas serão conduzidas pelo Prof. Jaime Tarouco e pelo Med. Vet. Bruno Bangel, respectivamente. Na segunda-feira, 26/08, ocorrerá a assembleia geral ordinária de associados na casa do Charolês, a partir das 14h. Entre os assuntos previstos, está a eleição da nova diretoria para o biênio 2024/2026.
Ponto alto da agenda, o julgamento de classificação do Charolês terá início com as fêmeas na terça-feira, 27/08, a partir das 9h nas pistas 1 e 2 da pista central, com continuação às 14h até a escolha da grande campeã. As atividades em pista serão retomadas na quarta-feira, 28/08, a partir das 9h com o julgamento dos machos até a definição do exemplar supremo grande campeão, título disputado pelos grandes campeões macho e fêmea da exposição. Como jurado, atuará o Médico Veterinário André Plastina Gomes, que além de selecionador da raça, é presidente do conselho deliberativo técnico (CDT) da ABCC. Ainda no dia 28, às 19h, a casa do Charolês no Boullevard será palco da solenidade de apresentação dos grandes campeões, do coquetel de entrega de prêmios e das comendas “Cypriano de Souza Mascarenhas” e ainda, do lançamento da Exposição Nacional Charolês 2025. Assim como os julgamentos, esta solenidade também contará com transmissão ao vivo pelo canal da ABCC e da empresa Evoluê Ag no YouTube.
Como é habitual, na sexta-feira, 30/08, o casal grande campeão Charolês participará do desfile oficial dos grandes campeões da Expointer na pista central. A casa do Charolês estará aberta todos os dias da mostra para receber os associados, expositores, criadores, parceiros e amigos.