EBITDA Ajustado avança 65% na comparação com o mesmo período do ano passado. Margem EBITDA Ajustada atinge 9,7%.
A Marfrig, uma das líderes globais na produção de carne bovina, suína e de aves, e a maior produtora de hambúrguer no mundo, apresentou ontem seus resultados fiscais relativos ao segundo trimestre de 2024. Desde o primeiro trimestre deste ano, os números do balanço da companhia consolidam as informações contábeis e financeiras da Operação Continuada da América do Sul e da Operação América do Norte (representada pela National Beef) e da BRF, controladas pela Marfrig.
Todos os segmentos apresentaram evolução em suas vendas, com destaque para os excelentes resultados da BRF, que apresentou o melhor resultado histórico em um trimestre. O resultado consolidado da Marfrig demonstra, mais uma vez, a eficácia da estratégia de diversificação geográfica e de proteínas e do foco em produtos de valor agregado (industrializados e com marcas).
No segundo trimestre de 2024, a Marfrig reportou lucro líquido de R$ 75,4 milhões e receita líquida consolidada de R$ 34,7 bilhões, alta de 16,5% em comparação ao mesmo período de 2023. O EBITDA Ajustado Consolidado foi outro destaque: foram R$ 3,37 bilhões – um aumento de 64,8% em bases anuais. A margem EBITDA Ajustada Consolidada, por sua vez, atingiu 9,7%, 2,8 pontos percentuais acima da registrada no mesmo período do ano passado. No trimestre, o resultado da BRF representou 78% do EBITDA Ajustado consolidado gerencial da Marfrig. Outros 14% foram gerados pela Operação América do Norte e 8% pela Operação América do Sul. No mesmo semestre do ano passado, a companhia reportou prejuízo de R$ 784 milhões.
Entre abril e junho de 2024, o Fluxo de Caixa Operacional Consolidado foi positivo em R$ 2,6 bilhões e a Marfrig reduziu sua alavancagem consolidada de 3,43 vezes (no primeiro trimestre de 2024) para 3,38 vezes – em reais.
“Encerramos mais um trimestre com forte evolução operacional e em uma situação financeira confortável”, diz Marcos Molina dos Santos, controlador e presidente dos Conselhos de Administração da Marfrig e da BRF. “A estratégia de construção de um negócio com um portfólio diverso e complementar, à prova de ciclos, e nossa disciplina operacional e financeira vêm se provando cada vez mais bem-sucedidas. As empresas juntas são mais fortes. Estamos gerando valor, de forma sustentável, para nossos stakeholders”.