A Cooperativa foi reconhecida na abertura do 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, sendo premiada com o primeiro lugar na categoria governança e em terceiro lugar na categoria social.
A Cooperativa de Crédito Credicitrus (Sicoob Credicitrus) recebeu na noite do dia 7 de agosto, em Belo Horizonte (MG), na abertura do 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – Concred, o prêmio ProsperaCoop, sendo o primeiro lugar na categoria Governança, por ter sido a primeira cooperativa financeira do país a conquistar o Selo Pró-Ética, e o terceiro lugar na categoria Social, com o Circuito Comemorativo Credicitrus 40 anos, que visitou 16 municípios dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, difundindo a educação financeira, os princípios do cooperativismo e o propósito da Credicitrus de Somar forças para gerar prosperidade, transformar vidas e desenvolver a comunidade.
Organizada pela Confebras, com apoio institucional do Banco Central, a premiação destacou os melhores projetos do cooperativismo financeiro ligados à agenda ESG (Environmental, Social and Governance), de ações ambientais, sociais e de governança, além de finanças sustentáveis. Marcos Lourenço Santin, Presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, ressalta que a Cooperativa ter sido reconhecida no primeiro lugar na categoria Governança materializa o compromisso com a construção de um ambiente de negócios mais justo e transparente, além de ser o reflexo de seu propósito, do trabalho árduo e da dedicação dos colaboradores Credicitrus em ser compliance. “A ética é a base sobre a qual a reputação da Credicitrus é construída. Ela nos permite ganhar a confiança dos nossos mais de 170 mil cooperados, parceiros e da comunidade. E é essa confiança que impulsiona a Cooperativa a continuar crescendo e inovando”.
Com a conquista na categoria Social, a Credicitrus novamente reafirma sua trajetória de 40 anos no mercado financeiro que sempre foi pautada nos princípios do cooperativismo. A Diretora de Governança, Riscos e Compliance, Denise Almeida, comenta que a premiação no Concred é uma reafirmação dos valores da Credicitrus e um incentivo para que a Cooperativa continue trilhando o caminho da integridade e dos princípios cooperativista em todas as suas ações e relações com os cooperados, colaboradores e comunidade.
“A Credicitrus vivencia a essência do cooperativismo e nos orgulhamos de ser uma empresa Pró-Ética e, de levarmos na comemoração dos nossos 40 anos, educação financeira e cooperativista, cultura, entretenimento, oportunidade de negócios e apoio às instituições sociais de cada município que passamos. A Cooperativa é feita de pessoas engajadas e protagonistas da nossa história, por isso, conquistamos grandes objetivos. Somos a Credicitrus e juntos, construímos um futuro mais ético e sustentável baseado em princípios e em nosso propósito”, afirma Denise.
Representando a Credicitrus na premiação estavam: Maria Madalena Fernandes Rocha, Membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria; o CEO, Walmir Segatto; o Diretor de Negócios, Fabio Fernandes; e o Diretor Administrativo e Financeiro, Wagner Alquas. Maria Madalena e Walmir receberam os troféus das mãos do consultor britânico John Elkington, palestrante do 15º Concred, que é considerado o “pai do conceito de sustentabilidade”.
Os 12 melhores projetos ESG e de finanças sustentáveis selecionados pelo Prêmio ProsperaCoop serão publicados no e-book Melhores Práticas Sustentáveis do Cooperativismo de Crédito Brasileiro, que será editado pela Confebras.