O conhecido bordão “do campo à mesa”, foi escalonado em conversas interativas durante a tarde do 1º dia da The Brazil Conference & Expo 2024, que acontece até hoje, 8 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e recebe 150 expositores. O interesse de produtores, distribuidores, varejistas e atacadistas evidencia-se pela maciça presença de pessoas em seus corredores, que compreendem o total de 8 mil metros quadrados, criando um ambiente propício para a demonstração de tendências, novas conexões e geração de negócios.
Desde o cultivo dos produtos até chegar nas gôndolas dos revendedores, existem diversas etapas pelas quais o alimento percorre. Dentre essas, a logística de distribuição e a influência na decisão de compra do consumidor foram pontuadas como principais desafios da cadeia que busca cada vez mais fomentar e aumentar a produção e consumo de Frutas, Flores, Legumes e Verduras (FFLV). No total, três debates discutiram temas e propuseram soluções para um público de quase 200 pessoas, trazendo “resiliência” – dos cultivos e das pessoas -, como palavra-chave.
Para Valeska Oliveira, Country Manager da IFPA e Head de Produtos na Francal, trata-se de uma discussão essencial para que os segmentos de alimentos e de flores atinjam patamares cada vez mais elevados de qualidade, em benefício do consumidor. Segundo ela, “é necessário que toda a cadeia produtiva esteja atenta às demandas do mercado e busque soluções tecnológicas e científicas que assegurem a sustentabilidade, a durabilidade e a qualidade dos produtos desde o plantio até a mesa, considerando, inclusive, o aumento contínuo da demanda por produtos frescos”.
Jamil Yatim, presidente da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), esteve presente no evento e, durante entrevista, também comentou os desafios do setor. Como principais, Yatim citou a qualidade dos produtos e a sustentabilidade das embalagens. “Hoje há uma grande preocupação de quem fornece fruta, legume e verdura sobre como é plantado. Além da qualidade, as embalagens também são um ponto a ser melhorado, na visão do executivo. “Ainda falta bastante nesse sentido, mas estamos avançando para que as embalagens tenham melhor qualidade, sejam mais sustentáveis e contribuam para reduzir a perda de alimentos durante a logística, do campo à mesa do consumidor”, disse.
Rastreabilidade como parte da solução – Como parte da solução no caminho do alimento trazendo transparência, tecnologia e sustentabilidade, expositores presentes como a My Sweet Salad e a Trebeschi possuem alimentos com rastreabilidade. O que significa que por meio do QR Code disponível na embalagem do produto é possível ver e entender todos os estágios da cadeia de suprimentos pela qual a fruta, o legume ou a verdura já passou.
A rastreabilidade é a facilidade de acesso na palma da mão. Ao apontar a câmera do celular para o QR Code é possível dispor de informações como o nome do produtor e distribuidor, local onde foi cultivado e até mesmo consumo recomendado e as vitaminas presentes.
Novidades – Pela primeira vez, o evento conta com um espaço dedicado aos expositores internacionais que se destacam no hall das vitrines mundiais do setor de FFLV. Empresas da China, do Chile e dos Estados Unidos integram o Pavilhão Internacional que tem como objetivo auxiliar o setor no Brasil principalmente com relação à importação e exportação de produtos frescos.
Há também a IFPA Talks, momento de trocas e conversas com especialistas e grandes nomes do segmento durante a tarde, nos dois dias de evento. Diferente da Conferência, circuito de palestras e conexões que acontecerá no período da manhã, em espaço reservado, o Talks é aberto para todo o público na área de exposição.