“Compromisso social e o Propósito de Educar”: Letícia Jacintho debateu temas estratégicos para o País e o agronegócio no Congresso ANDAV 2024. Brasil vive armadilha do aprendizado, em que a formação das novas gerações está cada vez mais descolada das necessidades do setor produtivo, com risco de apagão de mão de obra
O futuro da educação no Brasil está hoje numa encruzilhada, e corremos o risco de um apagão de mão de obra para atender às necessidades do setor produtivo, nos próximos anos, se não houver uma mudança nas políticas públicas. Com o tema “Compromisso social e o Propósito de Educar”, Letícia Jacintho, presidente da associação De Olho no Material Escolar, participou de um talk show no Congresso Andav 2024, neste dia 07, às 11h20, ao lado de Mônika Bergamaschi, da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG/RP).
Para Letícia, o tema da formação educacional das novas gerações é realmente estratégico para o País e o agronegócio, que podem perder competitividade num cenário cada vez mais complexo. O Brasil tem questões estruturais de difícil superação em sala de aula, investe mal, tem resultados ruins nos exames internacionais de avaliação do aprendizado. E a atual proposta do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso, não avança em eixos como alfabetização, formação de professores, segurança, ensino técnico e governança.
A presidente da De Olho no Material Escolar destacou que precisamos de metas realistas para a educação, de exemplos de sucesso dentro e fora do País que possam ganhar escala. A boa notícia é que alguns países conseguiram dar um salto de qualidade em uma geração, com investimento correto e compromisso com resultados.
De Olho no Material Escolar – Criada em 2021 para revisar os conteúdos incorretos sobre o agronegócio nos livros didáticos, a associação De Olho no Material Escolar hoje tem presença nacional, apoio de mais de 40 grandes empresas, curadoria de instituições científicas; está presente nos principais eventos do agronegócio, já sensibilizou mais de 30 mil alunos e professores no “Vivenciando a Prática”; lançou uma Agroteca com mais de 400 conteúdos online; tem relacionamento com os principais decisores de políticas públicas, além de editoras que alcançam um universo potencial de mais de 30 milhões de alunos.