Investimentos incluem a construção de um hub logístico localizado no polo estratégico de Rondonópolis (MT)
A Louis Dreyfus Company (LDC) anuncia plano de investimentos para seu negócio de insumos no Brasil. O principal destaque de seu planejamento é a construção de um hub logístico estrategicamente localizado no município de Rondonópolis (MT), posicionando a companhia como um dos principais players de fertilizantes no país ao fortalecer a conexão entre oferta e demanda, expandir sua presença geográfica no Brasil e maximizar seu portfólio de produtos por meio de mistura própria, permitindo, assim, atender de forma mais eficaz às necessidades de seus clientes e parceiros estratégicos.
Situado no Sul do Mato Grosso, porta de entrada do Estado, o hub da LDC compreenderá uma área de aproximadamente 167 mil m2. Suas instalações, com alto índice de automação, irão contemplar uma moderna misturadora com capacidade estática de armazenagem superior a 100 mil toneladas de insumos. O processo de recebimento do produto é feito por meio de elevadores, o que significa que toda a operação será feita por meio de tombadores e esteiras, não sendo necessária a utilização de pás carregadeiras. Todo maquinário será de inox, demandando menos necessidade de manutenção no longo prazo. O ativo contará também com uma capacidade de armazenagem de algodão em pluma superior a 20 mil toneladas, ampliando a atual capacidade de recepção, armazenamento e expedição que a LDC possui no Estado. As obras já começaram, e o início da operação de algodão está previsto para meados de 2025 e o de insumos para o início de 2026.
“Nos últimos anos a companhia vem atuando em diversas frentes no segmento de distribuição de insumos para fortalecer seu negócio no Brasil. Ter uma base de ativos modernos, eficientes e estrategicamente localizados é fundamental para estreitar alianças com fornecedores e clientes ao longo de toda a cadeia”, comenta Bruno Andrade, Diretor Comercial de Insumos da LDC da Região North Latam. “Ao estar conectado com a operação de algodão, este novo hub vai promover mais sinergia entre as linhas de negócios da companhia, possibilitando o aumento da capacidade de distribuição de insumos e recebimento de pluma em um Estado tão relevante para o agronegócio brasileiro”.
Por estar próximo à ferrovia, o ativo foi projetado para maximizar a experiência dos clientes da LDC ao conectar a oferta à demanda e promover a eficiência dos fluxos logísticos a partir de um sistema de distribuição eficiente. O produtor pode, por exemplo, entregar algodão e voltar com fertilizante, otimizando o transporte logístico e reduzindo a pegada de carbono. O hub de Rondonópolis também reflete o compromisso de longo prazo da LDC com o desenvolvimento das cadeias de produção, ao atender principalmente as regiões Sul, Vale e Oeste do Mato Grosso. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro registraram um crescimento de 11,6% em 2023, totalizando 45,82 milhões de toneladas, sendo Mato Grosso o estado que liderou ao concentrar 22,8% do total, o equivalente a 10,46 milhões de toneladas.
Além da construção do novo ativo em Rondonópolis, os investimentos no negócio de insumos da LDC preveem a ampliação da capacidade do volume estático de armazenagem da planta de Paranaguá (PR), dobrando para aproximadamente 70 mil toneladas, e contemplam também a expansão de um armazém com capacidade para 10 mil toneladas em Rio Verde (GO), já em operação. Desta forma, a companhia busca ampliar sua base de ativos estratégicos e atender de forma mais eficiente as regiões Sul e Centro-Oeste do país.