Seguro Pecuário quase dobra no Brasil em cinco meses! Riba Ulisses

Compartilhe:

WhatsApp Image 2023-09-11 at 12.40.48

Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostrou que a procura pelo Seguro Pecuário avançou 71,9% nos primeiros cinco meses deste ano.
Passou de R$ 31,6 milhões em 2023 para R$ 54,4 milhões em 2024.
Resultado da
necessidade de proteger investimentos e garantir a estabilidade da produção.
Mais de dez vezes a mais do que o segmento rural.

Goiás permanece na liderança dos estados com arrecadação total de R$ 8,8 milhões e avanço de 141%.
O estado é o terceiro com maior quantidade de bovinos: 24,4 milhões.
Atrás de Mato Grosso, com 34,3 milhões de cabeças, e Pará com 24,8 milhões.

O Seguro Pecuário indeniza o produtor em caso de morte dos animais.
E quando os preços ao produtor caem abaixo de um limite mínimo acordado com a seguradora.
Neste caso, a operação r
eduz o risco em períodos de alta volatilidade, funcionando de maneira similar a uma operação de hedge.
A diferença é que o seguro pecuário exige que o produtor tenha animais vivos para vincular à apólice.
Há, ainda, uma opção de seguro para as pastagens.

Em contrapartida, o total pago em indenizações pelo Seguro Pecuário representou uma queda de 33,9%, totalizando R$ 7,8 milhões.
A estabilização dos preços do boi foi a principal causa da redução no pagamento dos sinistros.

É importante que os produtores tenham noção de que as pastagens são fundamentais para a pecuária nacional, assim como a agricultura.
A Embrapa estima que o país tenha mais de 177 milhões de hectares de pastagens que servem para alimentar o gado e estão diretamente relacionadas ao rendimento dos rebanhos.
No Brasil, cerca de 95% da carne bovina é produzida em regime de pastagens.
Logo, os eventos climáticos podem acarretar a redução da qualidade dos pastos, que se tornarão menos proteicos, mais fibrosos e, portanto, de digestão mais demorada.
Atenção total nesse quesito.


 

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.