A ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) entregará duas homenagens durante o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), a ser realizado no dia 5 de agosto, em formato híbrido. O ex-ministro da Agricultura Marcos Montes receberá o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2024, e o professor da Esalq/USP Carlos Eduardo Pellegrino Cerri será agraciado com o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2024.
Montes foi prefeito de Uberaba de 1997 a 2004, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais, secretário municipal de Turismo da Prefeitura de Uberaba (MG) e deputado federal por três mandatos, entre 2007 e 2018. Durante sua atuação na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e foi vice-presidente das comissões de Orçamento, de Meio Ambiente e de Minas e Energia.
Além de ser professor titular do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Cerri também é diretor do CCARBON (Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical). Sua atuação envolve pesquisas relacionados ao sequestro de carbono no solo, emissões de gases de efeito estufa, modelagem matemática aplicada à ciência do solo, agricultura e mudanças climáticas globais. É bolsista de produtividade do CNPq e um dos cinco brasileiros da lista Top world’s most influential climate scientists, elaborada pela da agência de notícias Reuters.
A apresentação das homenagens ficará a cargo da senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, no Prêmio Ney Bittencourt de Araújo, e de Eduardo Brito Bastos, coordenador do Comitê de Sustentabilidade da ABAG, no Prêmio Norman Borlaug.
Com o tema central Biocometitividade, o CBA 2024 é organizado pela ABAG e pela B3, a bolsa do Brasil, e contará com dois painéis: Geopolítica e Sustentabilidade e Clube Fragmentado: o Brasil será associado?, a mesa redonda Competitividade e Oportunidades e a palestra inaugural sobre Biocompetitividade.