Objetivo é capacitar mão de obra local para atender as demandas das empresas e indústrias do agronegócio que atuam na região
A partir de agosto, o município de Rondonópolis (MT) terá um novo curso de agronomia. A graduação superior será ofertada pelo Centro Universitário Integrado [cuja sede fica em Campo Mourão-PR] vai funcionar na Rua Allan Kardec, 420, Parque Sagrada Família e será na modalidade semipresencial. Os estudos vão acontecer em parceria com o Agro Club Tecnológico de Rondonópolis, que é a primeira empresa do Brasil a ter um selo de qualidade que garante padrões de excelência e valida diferentes soluções aos parceiros do campo e às indústrias.
Polo regional
Rondonópolis tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso, a população é estimada em 245 mil moradores, é uma das regiões mais produtivas do Brasil, representa um importante polo que atende 21 municípios e cerca de 560 mil habitantes. “Muitas empresas do estado têm dificuldade para encontrar mão de obra qualificada. Parte dos trabalhadores mais qualificados vêm para o Mato Grosso e depois retornam. Nossa intenção é capacitar essas pessoas da região para que elas atuem onde já residem e tragam mais desenvolvimento e prosperidade local”, explica o diretor de Negócios do Centro Universitário Integrado, Rafael Zampar.
Pioneirismo no agro
O Centro Universitário Integrado é um dos negócios que compõem o Grupo Integrado. A companhia mourãoense é pioneira do agro no Paraná e foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil a oferecer o curso de agronomia no período noturno, em 2003. O grupo também é dono de um colégio que atua da educação infantil ao pré-vestibular e das plataformas SuperProfessor – o maior banco de questões do Brasil – e Coonecte-se, de aprendizagem digital voltada a cooperativas. O Centro Universitário Integrado tem mais de 7 mil estudantes no ensino superior, entre graduação e pós-graduação. Desse montante, mais de 3 mil são provenientes dos polos de educação à distância que ficam nos municípios de Angélica (MS); Araruna, Campo Mourão (sede matriz), Engenheiro Beltrão, Goioerê, Iretama, Mamborê, Nova Tebas, Ubiratã e Vera Cruz do Oeste; ambas no Paraná.
Vertical do agro em expansão
A chegada do Grupo Integrado em Rondonópolis faz parte da estratégia de expansão da vertical do agronegócio da companhia, chamada de BeAgro Integrado. A vertical traz soluções diferenciadas que ajudam a gerir a carreira do estudante de agronomia desde quando ele pensa em fazer a graduação superior, até depois de formado. Desde que foi criada em 2022, o número de estudantes de agronomia no Integrado já aumentou em 112%. A BeAgro Integrado está baseada na educação, inovação, sustentabilidade e foi eleita como o melhor ecossistema universitário do agronegócio brasileiro em 2023, quando venceu o Prêmio Nacional de Gestão Educacional.
Serviço
O polo educacional do Centro Universitário Integrado em Rondonópolis vai funcionar na Rua Allan Kardec, 420, Parque Sagrada Família e começa as atividades em agosto. Além do curso superior em agronomia, na modalidade semipresencial, a unidade vai ofertar mais 11 cursos de graduação via Ensino a Distância – Gestão em Logística, Gestão Financeira, Gestão da Qualidade, Gestão da Produção Industrial, Gestão Comercial, Gestão em Marketing, Processos Gerenciais, Administração, Análise em Desenvolvimento de Sistemas, Mídias Digitais e Sistemas Para Internet – e mais de 50 cursos de pós-graduação na mesma modalidade.
Sugestão de legenda
Curso de agronomia de Rondonópolis vai funcionar na Rua Allan Kardec, 420, Parque Sagrada Família e será realizado em parceria com o Agro Club Tecnológico