Estudantes da USP vão analisar inovação aberta no agronegócio

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Grupo composto por alunos da área de negócios e do Direito, sob a mentoria do professor Marcos Fava Neves, irá estudar o ecossistema do hub de inovação Área 51, em Ribeirão Preto.

 

A Agrocare, entidade formada por alunos do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), firmou parceria com a consultoria de transformação digital Treesales para a criação de um grupo de estudos para analisar o ambiente de inovação aberta do agronegócio brasileiro tendo como objeto da pesquisa o ecossistema da Área 51, hub de inovação que reúne 34 empresas no interior paulista.

Com a parceria, a Treesales aposta na criatividade e na liberdade de pensamento dos jovens para trazerem insights e fomentarem soluções realmente inovadoras. “Temos aplicado em nossos projetos as tecnologias mais atuais como cloud computing, Inteligência Artificial e de Indústria 4.0. E recentemente agregamos ao grupo uma empresa especialista em design para trabalhar futures thinking”, lembra o CEO da Treesales, Luciano Fernandes (foto abaixo).

“Com os alunos de uma das principais escolas de negócios do Brasil, vemos a oportunidade de oxigenar ainda mais o agronegócio brasileiro com inovação e novas oportunidades de transformação. Mas, principalmente, ajudando a formar líderes para o futuro do setor”, completa Fernandes.

O grupo, que tem como mentor o professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP), é composto por nove estudantes de graduação dos cursos de Finanças e Negócios, Administração, Ciências Contábeis e Economia, da FEA-RP, e por um aluno da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.

A primeira atividade do grupo será uma imersão nos conteúdos acadêmicos e teóricos disponíveis sobre inovação aberta. Entretanto, ao longo do período de quatro meses de estudos, uma das etapas mais ricas para o grupo será o de entrevistas com lideranças e representantes das empresas do agronegócio que operam ou possuem projetos ligados à Área 51.

“Estar em contato direto com o pessoal do hub proporciona aos nossos membros não só uma mentoria, como networking e noção de como é o dia a dia em uma empresa”, avalia Isabelly Alves de Godoy, diretora de Grupos de Estudos e Pesquisa da Agrocare. Além da parceria com a Treesales, este ano a entidade já firmou uma parceria com a consultoria Markestrat e está concluindo o projeto junto a diversas instituições da área de finanças. Ela explica ainda que os grupos também proporcionam para as empresas o contato direto com jovens talentos com interesse genuíno no agronegócio. Ou seja, além da troca de ideias, a parceria dá a chance para as empresas conhecerem um “possível futuro estagiário”.

“As escolas de negócios em geral têm dificuldade em se aproximar do universo do agro, que é a principal força econômica do Brasil e demanda cada vez mais mão de obra qualificada. Projetos como este, que levam a experiência e as necessidades do segmento para a universidade ao mesmo tempo que ajudam a integrar estudantes à realidade do setor, são muito bem-vindos. O agro está nas mesas, na roupa e na energia e precisa estar nas cabeças que pensam o Brasil”, completa o professor Fava Neves.

Área 51 – Hub de inovação do Dabi Business Park, a Área 51 é um espaço de 500m2 dentro do centro empresarial que está instalado em uma área com mais de 100 mil m², às margens da Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP). O hub apoia empresas e pessoas que buscam inovação aberta e conexão com grandes empresas, startups, investidores, mentores e instituições de ensino. Oferece completa infraestrutura física e de comunicações, abrigando atualmente 34 parceiros.

Grupo Treesales – Também com sede no Dabi Business Park, em Ribeirão Preto, a Treesales é especializada em gestão e governança de TI com foco em transformação digital e Inovação. O grupo gerencia projetos que somam R$ 50 milhões em investimento e savings no biênio 2024/25. Suas atividades incluem consultoria estratégica em TI, gestão de projetos (PMO), gestão de mudança, (CMO), gestão de programas de inovação, Strategy, Data and Analytics, Business Process Control, estruturação de Corporate Venture Capital e projetos de future thinking e design de futuros.

Seu portfólio inclui empresas como Usina Nardini, Tereos, Oscar Calçados, Usina São João, Usina da Pedra, Santa Emília Veículos e LagoSan, Lowell Cosméticos, Bionovis Biofarma, Frigorífico Barra Mansa, Matilat, Usina Cerradão, JF Citrus, JF Bricks, Montante Construtora.

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