27 de maio de 2024

Safra de cana começa com déficit hídrico, aponta CTC

Boletim técnico do Centro de Tecnologia Canavieira classifica como desafiador o cenário climático da temporada 2024/25.

 

Um cenário climático desafiador. É assim que o Boletim “De Olho Na Safra”, divulgado hoje pelo Centro de Tecnologia Canavieira, define o início da safra 2024/25 de cana. Foi registrado em abril déficit hídrico acentuado nas lavouras, em virtude do menor regime e das irregularidades nas chuvas.

A produtividade dos canaviais colhidos no mês de abril no Centro-Sul, porém, registrou em média 85,6 t/ha, cerca de 2% superior à verificada na safra passada (84,3 t/ha). Essa produtividade superior ainda não reflete o cenário climático instalado e se explica por conta de dois fatores:

  • O efeito de um inverno (safra 2023/24) mais chuvoso, beneficiando os canaviais precoces da safra 2024/25;
  • Um elevado volume de colheita de cana bisada (canaviais que deveriam ter sido colhidos na safra anterior) ou cana BIS – cerca de 16% do total colhido no Centro-Sul. Esse indicador, normalmente se situa na casa dos 5%.

Com o clima mais seco, os indicadores de qualidade (ATR) em abril foram mais altos, registrando uma média de 115,9 kg de ATR/t de cana, 2kg a mais que a média registrada em abril de 2023.

 O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação. Tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 4 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento genético e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.

Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes mais de 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração de energia através do processamento da palha da cana de açúcar (bioeletricidade).

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.