Objetivo do auxílio é apoiar a adaptação de tutores e seus novos animais; 83% da equipe possui bichos de estimação
No dia 4 de abril é celebrado o Dia Mundial dos Animais de Rua, que tem como propósito conscientizar a população e reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas. Essa é uma causa compartilhada entre muitas pessoas e até mesmo empresas, como é o caso da Yooper, agência paulista de Marketing Digital que desenvolveu um programa de auxílio para incentivar a adoção dos peludos. Yoopet é um benefício oferecido aos colaboradores por três meses quando eles adotam um bichinho de estimação. Com R$ 200 mensais, os tutores podem cobrir os primeiros gastos que costumam vir com a chegada do novo membro da família. É o que aconteceu com a analista de redes sociais Katharine Sena.
“Adotei o Fred, um shih-tzu de três anos, em agosto do ano passado. Encontrei ele no condomínio onde moro e cheguei a procurar o dono, que disse que não o queria mais, o que me leva a concluir que ele foi abandonado. Como moro em apartamento, adotar um pet é complicado por conta do espaço, mas ele mudou minha vida. E o auxílio financeiro nos primeiros meses foi super importante, porque, como estava recentemente na rua, precisou de veterinário, vacina, remédios, banho, etc.” conta a profissional. O benefício é apenas uma das ações da agência para apoiar a causa animal. É garantido ao time, por exemplo, a dispensa do trabalho em caso de emergências, acompanhamento em consultas veterinárias e outros cuidados necessários. É um posicionamento que afeta boa parte do quadro de funcionários, visto que 79 pessoas da equipe são tutores de pets, o que corresponde a 83% do total da empresa.
“Os pets são grandes companheiros. Sabemos que muitos bichinhos transformam vidas e tem um elo inquebrável com seus donos. Realmente se tornam família”, valoriza Kira Capaverde, Head de Gente & Gestão. Além desse tipo de postura em relação aos colaboradores, a Yooper também participa ativamente do ativismo animal ao apoiar ONGs e eventos de adoção, e promover campanhas solidárias ao longo do ano todo. “Conseguimos apoiar, por exemplo, brechós cuja verba se converte em ração, caminhas para pet e outros itens. É muito bonito ver o resultado de um movimento que se inicia no nosso time. Esses dias, tivemos uma rifa e o dinheiro arrecadado será enviado ao Instituto AdoteDog”, comenta Kira.
O objetivo da agência ao realizar todas essas movimentações é consolidar seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, a sustentabilidade e a ética. Além disso, o cuidado e o reconhecimento da importância dos animais de estimação da equipe refletem em produtividade e conexão. “A presença dos pets na vida de nossos colaboradores não só enriquece o ambiente profissional como também inspira iniciativas que reforçam nossa convicção de impactar positivamente o mundo ao nosso redor”, indica Kira. “Sabemos que levantar bandeiras é transformar na prática e, por isso, nos movemos para criar um ambiente de trabalho único, levando o que fazemos aqui para além das paredes da agência ou do mundo digital”.
O propósito é firmado na relação com a equipe e com parceiros, que também são envolvidos em ações sustentáveis, sem testes em animais. Assim, com cada medida tomada, a proteção dos animais se tornou parte da própria identidade da Yooper, que segue expandindo suas ações para impactar o mundo. A tutora do Fred pode confirmar. “Acredito que a causa animal dentro da agência não só muda a vida dos colaboradores, mas a vida de muitos animais. É mais do que uma causa, é um ensinamento de amor e cuidado”, conclui Katharine.