14 de março de 2024

Sumitomo apresenta programa Milho+ para elevar produtividade na safrinha

Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, onde a questão climática influencia a cada ano a produção de maneira decisiva, é preciso adotar boas práticas agrícolas e estratégias que tornem as lavouras mais resilientes. Entre as diversas culturas, a segunda safra de milho é uma das que mais precisam desse cuidado porque costuma ter uma janela de cultivo mais vulnerável aos riscos climáticos, já que atrasos e imprevistos no andamento da primeira safra de soja impactam diretamente no desempenho da segunda safra.

 

Enquanto o El Niño dá sinais de despedida, as previsões indicam que a La Niña pode retornar ainda em 2024. Esses fenômenos climáticos podem alterar os regimes de precipitações em várias áreas e preocupar os produtores. Desse modo, é imperativo investir mais em tecnologia e planejamento.

 

Para ter mais sucesso na safrinha 2023/24, a Sumitomo Chemical traz para o produtor o programa Milho+, uma plataforma de soluções que promove um manejo mais eficiente do milho, visando aumentar os rendimentos e fortalecer as plantas para enfrentar as adversidades climáticas e produzir cada vez mais.

 

O programa está estruturado em duas fases: o uso de micorrizas com o produto EndoMaxx® SC e a adoção do regulador de crescimento vegetal ProGibb®. Ambos os produtos já possuem sua eficiência comprovada na cultura. Em mais de 250 campos, o ProGibb atestou o aumento de produtividade, garantindo uma média de 8 sacas adicionais por hectare.

 

“Há uma sinergia entre as duas tecnologias que gera os melhores resultados possíveis, deixando a planta mais preparada para enfrentar os estresses e apta a produzir mais. O programa Milho+ colabora para o avanço do manejo, visando trabalhar em conjunto a fisiologia das plantas e a saúde do solo em prol da produtividade”, afirma Bruno Oliveira, especialista de BioRacionais da Sumitomo Chemical.

 

Benefícios do uso de micorrizas – Um dos pilares essenciais do programa Milho+ é o uso de micorrizas com o produto EndoMaxx® SC no sulco de plantio. O produto é formulado com quatro diferentes espécies de fungos micorrízicos arbosculares: Glomus mosseae, Glomus aggregatum, Glomus intraradices e Glomus etunicatum.

 

Esses microrganismos benéficos se desenvolvem no solo e estabelecem uma relação simbiótica muito saudável com as raízes das plantas de milho, promovendo melhorias na capacidade de absorção de água e de nutrientes, especialmente fósforo, potássio e cálcio. É muito importante que as plantas consigam acessar o máximo de nutrientes e água de forma mais eficiente, garantindo, assim, um suprimento adequado mesmo durante momentos marcados por condições de estresse ambiental. Além disso, a tecnologia colabora para o aumento da fixação de carbono no solo, redução de erosão e descompactação da terra.

 

Ou seja, a iniciativa promove a saúde do solo e proporciona uma produção de milho mais sustentável e econômica. “O principal diferencial é que EndoMaxx® SC oferece uma formulação exclusiva e estável de mistura de raças do fungo, com um efeito consistente e único no mercado”, destaca Oliveira.

 

O papel do regulador de crescimento – Outro fator que estrutura o programa Milho+ é o emprego do regulador de crescimento ProGibb®. Atualmente, essa tecnologia da Sumitomo Chemical representa a única formulação com giberelina de origem natural e registrada para a reposição desse hormônio em plantas de milho.

 

O manejo fisiológico da cultura do milho favorece os processos fisiológicos da planta, potencializando a fotossíntese e reduzindo o desperdício de energia, o que promove o equilíbrio e a uniformidade da plantação de milho. A giberelina, em sua essência, é um hormônio que age no alongamento celular. “Esse regulador de crescimento dilata as paredes celulares das plantas, potencializa a ação de enzimas e incrementa a absorção de água para que o milho cresça com mais vigor e possa ter folhas maiores e mais largas, além de colmos mais robustos”, explica Eduardo Rossini, gerente de Marketing de BioRacionais da Sumitomo Chemical.

 

A pulverização foliar de ProGibb® entre os estádios de V2 a V4 da cultura (quando metade das plantas da área apresentam de duas a no máximo quatro folhas desenvolvidas), com dose de 20 a 30 gramas por hectare, gera resultados surpreendentes na lavoura. “Uma única aplicação de ProGibb traz um efeito expressivo. O milho é muito responsivo à pulverização de giberelina e, após uma semana, a lavoura já será outra”, diz Rossini.

 

Segundo o gerente, o resultado impressiona no campo, principalmente na fase reprodutiva. “O manejo fisiológico com ProGibb® resulta em melhor formação de espiga e pendão, maior calibre de espigas, maior número de grãos por fileira e maior acúmulo de amido nos grãos. Além disso, a solução ainda colabora para reduzir a incidência de podridão de grãos e aumenta a resistência da planta contra estresses bióticos e abióticos”, ressalta o gerente.

 

Outro fator importante é que a suplementação com giberelina tem especial importância nas lavouras de milho. É amplamente estudado no meio científico o efeito de inibição da biossíntese de giberelinas por fungicidas do grupo dos triazóis em diversas espécies cultivadas. Nesse caso, a reposição do hormônio é uma prática importante, ao garantir os níveis adequados também para a fase reprodutiva do milho.

 

O Milho+ está disponível para adoção em todas as regiões produtivas de milho no Brasil. O programa da Sumitomo Chemical oferece uma abordagem abrangente, integrada e eficaz para o manejo do milho, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e riscos de intempéries, assegurando a resiliência e sustentabilidade do negócio no médio a longo prazo.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.