A Coopavel será uma das cooperativas e empresas brasileiras retratadas em livro especial sobre carnes que a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) elabora e que circulará no país e exterior. A publicação vai ser lançada durante o Siavs – o Salão Internacional de Proteína Animal, que acontecerá de 6 a 8 de agosto, em São Paulo.
O livro “Alimentando o mundo: a história e o legado da produção de aves, ovos e suínos no Brasil” começou a ser elaborado em agosto de 2023 e a fase atual é de finalização das entrevistas de campo e redação. Uma empresa premiada, inclusive com o Jaboti, um dos principais reconhecimentos à qualidade editorial nacional, foi contratada para a tarefa de produzir a obra.
Quem percorre o País atrás de histórias de diretores de empresas, gerentes e produtores rurais é Keila Prado Costa, coordenadora editorial da publicação. Keila esteve recentemente em Cascavel e conversou demoradamente com o presidente Dilvo Grolli. Durante a entrevista, Dilvo falou sobre o peso mundial do Brasil como grande produtor de proteínas, da Coopavel e também da inserção da cooperativa no setor de carnes.
A cooperativa indicou à coordenadora editorial duas famílias para serem entrevistadas. Na área de aves, o criador selecionado foi Milton Neckel (foto no alto), dono de uma pequena propriedade rural nas proximidades do distrito de São Salvador. Milton falou de sua trajetória de vida e profissional e da decisão da família, depois de muitos anos de o patriarca enfrentar os perigos de estradas por todo o Brasil como caminhoneiro profissional, de comprar um sítio e fazer dele o gestor.
Todo conhecimento que Milton adquiriu ao longo de sua jornada agora ele e a esposa Nelita empregam na administração de dois aviários. “Aprendi a gostar e a conhecer essa atividade, que tantos empregos gera e tão determinadamente entrou na história de tantas famílias do Oeste e do Paraná”. Milton vai implantar mais três aviários em breve e, então, começará a se preparar para, em alguns anos, passar a propriedade e a gestão dos aviários para os filhos.
O suinocultor entrevistado por Keila é Arlindo Almeida (foto ao lado) , da região do Gramadinho, interior de Cascavel (PR). Com a colaboração da esposa Luciane e dos filhos, Arlindo administra uma criação formada por mais de três mil animais. “Estou muito feliz com a oportunidade de contar a nossa história nessa atividade que tantas mudanças e coisas boas trouxe para as nossas vidas”, afirma o suinocultor, que deixou trabalho com carteira assinada para realizar o sonho de tocar a sua propriedade rural e substituir a agitação da cidade pela calmaria de sua casa no campo.
Para a história – O presidente Dilvo Grolli diz que ficou muito feliz em poder contar passagens da história da Coopavel para uma obra que entrará para os anais da proteína animal do Brasil. “Não tenho dúvidas que esse livro vai imortalizar momentos decisivos da produção de carnes em nosso país. As histórias são inúmeras e bastante ricas, e reunir tudo isso em uma única publicação mostrará às pessoas o grande tesouro construído, ao longo de décadas, por decisões de investir em um setor que hoje coloca o Brasil como um grande player mundial. Esse segmento movimenta cifras enormes e a Coopavel tem orgulho de fazer parte dele”.
O primeiro entrevistado para o livro foi o presidente da ABPA Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura. Ele apresentou um grande panorama da produção brasileira, discorrendo sobre toda a transformação pela qual o país passou até chegar ao cenário atual: “O Brasil é exemplo. A gente recebe missões e manda comitivas ao exterior. A palavra comum de quem visita países é: Eu não vi nada melhor do que o que nós estamos fazendo”. O livro tem a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, como parceira.