Nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional das Mulheres, o Sistema Ocepar parabeniza especialmente as cooperadas, esposas e filhas dos cooperados, as lideranças femininas e jovens, as colaboradoras, enfim, todas as mulheres ligadas direta ou indiretamente ao cooperativismo. O movimento cooperativista conta com uma relevante participação feminina, que aumenta cada vez mais o seu protagonismo e contribui para que as cooperativas prossigam atuando de forma diferenciada, mantendo seus valores e princípios em todos os lugares onde está presente.
No Brasil, as mulheres representam 41% dos mais de 20 milhões de cooperados, segundo o Anuário do Cooperativismo divulgado pelo Sistema OCB. No Paraná, elas respondem por cerca de 35% do quadro social e 45% do quadro funcional, de acordo com a Gerência de Monitoramento e Consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). E quando o assunto é a busca por qualificação, elas também se destacam por representar 55% das participações em atividades de desenvolvimento profissional voltadas aos colaboradores das cooperativas executadas com apoio do Serviço Sescoop/PR no Estado.
A presença feminina em postos de liderança também está ganhando cada vez espaço nas cooperativas paranaenses. Ocupando o cargo de presidentes de cooperativa são 11 mulheres (4,5% do total); vice-presidente são 17 (9,1% do total) e demais funções de governança 157 (13,1% do total). Nos Conselhos Fiscais, elas são 168, ou seja, representam 16,9% do total de conselheiros fiscais.
Cocari faz homenagem- A Cocari valoriza e incentiva a participação feminina no agronegócio e em toda a sociedade. Por isso, a cooperativa homenageia as mulheres de maneira especial nesta sexta-feira (08/03), dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Com muita determinação e amor em tudo o que fazem, as mulheres deixam sua marca nas atividades desenvolvidas, vencendo desafios e inspirando todos ao redor. E na Cocari não é diferente, com mulheres cooperadas à frente e grandes propriedades rurais e ocupando postos importantes no quadro de colaboradores da cooperativa.
Desta forma, a Cocari, cooperativa agropecuária e industrial fundada há 62 anos em Mandaguari, parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia e pela transformação que promovem no mundo.
Integrada destaca vínculos – A Integrada busca investir em pessoas e conectar propósitos, através das atividades que são desenvolvidas entre os cooperados e seus familiares. As mulheres do Departamento de Senhoras da Integrada são exemplos de como atitudes simples podem fortalecer relacionamentos e promover vínculos afetivos.
Quinzenalmente, cerca de 15 mulheres que pertencem ao Departamento de Senhoras da Integrada, se encontram na AFIL (Associação dos Funcionários da Integrada), em Londrina (PR), e juntas realizam atividades recreativas, que reforçam o cooperativismo, promovem bem-estar e felicidade. Elas passam a tarde compartilhando experiências, trocando receitas e participando de jogos interativos.
Para muitos, atividades como essas, são amenidades. Para elas, significam relacionamento e amor, é divertido encontrar com as amigas. “Bem melhor do ficar em casa. Me sinto muito feliz aqui”, disse Lidia Otaguiri, 94 anos. Ela participa do grupo há mais de 20 anos e afirma que pretende continuar. “Quero vir sempre. Enquanto puder, estarei participando”, fala aos risos.
O grupo é coordenado por Rosa Himoti Hamada, que aos 63 anos comemora estar à frente do Departamento de Senhoras. “Sou a caçulinha do grupo. Amo fazer parte disso tudo. Nos sentimos valorizadas. Aqui aprendi a fazer missô e outras comidas orientais”, conta.
Segundo ela, antes da pandemia eram feitos vários pratos da culinária japonesa. Realizavam aniversários e outras festas. Depois da pandemia tudo mudou. Mas, continuamos com o grupo forte, duas vezes por mês estamos aqui nos divertindo” ressalta Rosa Hamada.
Helena Yaeko Ogasavara, 76 anos, procura servir as amigas para que elas consigam participar das atividades. “O que prevalece no nosso grupo é o amor. A maioria aqui é viúva, se sente sozinha, tem filhos trabalhando no Japão. Quem não consegue vir eu passo na casa e dou carona”, relata.
Emocionada Rosa Keiko Okuyama, 85 anos, vice-coordenadora do Departamento, lembra do apoio que sempre recebeu do grupo. “O relacionamento com minhas amigas me ajudou a superar a morte do meu esposo, que ocorreu de forma repentina. Fui ajudada e consegui me levantar. Não fosse o grupo tudo teria sido muito mais difícil. Aqui a gente vive o cooperativismo de verdade.”
O bingo realizado na última quarta-feira (06/03) foi pura animação. As participantes permaneceram atentas para não deixarem escapar nenhum número e assim, conquistarem os prêmios, que variaram entre pacotes de macarrão, nirá (cebolinha japonesa), shoyo e litros de vinagre. Ingredientes para as receitas, que também temperam a vida com alegria.
O primeiro prêmio da tarde foi da Fumiko Ito, 84 anos “fiquei feliz porque já ganhei”, comemorou.
A mais idosa do grupo, Kioko Osanai, 95 anos reforçou a importância da tarde repleta de alegria e esperança: “Gosto demais de tudo, por isso venho sempre. Estar aqui é muito bom”.
Copagril e a família Gunkel – No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e diante disso, a Cooperativa Agroindustrial Copagril gostaria de ressaltar a importância e a força da mulher presente no meio rural, afinal, é um dia para celebramos as realizações, conquistas e lutas das mulheres da família Copagril e do mundo.
Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado papéis essenciais em todas as esferas da vida, desde a política, ciência, educação, negócios e principalmente na agricultura e pecuária. E, graças ao seu incansável trabalho e determinação, muitas conquistas foram alcançadas.
Na vastidão do agro, muitas mulheres estão na linha de produção das suas propriedades, elas cuidam dos seus familiares e das produções e tudo com muito amor, esmero e cuidado, agregando valor aos negócios da família e ao agronegócio brasileiro.
A força do agro é algo que pode ser notado ao longo das gerações se olharmos as histórias de mulheres que protagonizam as diversas produções da propriedade.
É o caso da família Gunkel, de São Roque, distrito de Marechal Cândido Rondon (PR). Ela é composta pelo senhor Gervásio e sua esposa Liria e suas duas filhas Fernanda e Taís. Juntos, eles produzem leite, suínos, grãos e peixes.
Liria ganhou a propriedade como herança de seus pais, foi se desenvolvendo até o dia em que suas filhas, hoje com 26 e 21, trabalham junto com eles.
Hoje, Liria Teresinha Horn Gunkel, Fernanda Aline Gunkel, Taís Regina Gunkel, contam sobre a importância das mulheres no agro. “As mulheres estão envolvidas em muitas atividades empreendedoras no agro, seja na produção de alimentos, processamento de produtos agrícolas ou no desenvolvimento de negócios relacionados e isso contribui para a geração de renda e o fortalecimento das comunidades rurais”.
Na visão das três mulheres da família, a mulher exerce importante influência nas atividades produtivas e sua forma de trabalhar agrega valor ao agronegócio. “Principalmente na produção de carne, leite e grãos, atividades em que nos dedicamos na nossa propriedade, de geração em geração, o que move todo nosso mercado econômico e impacta no nosso dia a dia”, analisa.
Liria não é a única que demonstra a força que carrega ao cuidar das produções. Ela sempre é acompanhada por suas duas filhas Fernanda e Taís, que ajudam, aprende e auxilia nas produções.
Por sua vez, a matriarca tem orgulho da família. “Todas as funções são praticadas por mim e pelas minhas filhas, tendo especificações de cada função, para cada uma, o que engloba todo o trabalho em que resulta na produção final do leite”, relata Liria.
A união de trabalho e dedicação das três mulheres faz toda a diferença nos resultados da Família Gunkel.
A Copagril celebra o Dia da Mulher enaltecendo todas as mulheres que, de uma maneira ou de outra, estão ligadas à Cooperativa: são associadas, colaboradoras, fornecedoras, clientes.