Com uma plataforma desenvolvida pela Dialog, HR Tech que lidera o setor de CI no Brasil, Coplacana revoluciona a comunicação na agricultura e alcança 93% dos colaboradores.
A Comunicação Interna tem se mostrado cada vez mais necessária dentro das organizações, o que faz com que os desafios que a área enfrenta sejam muitos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ação Integrada, em parceria com a Aberje, para 70% das empresas o maior obstáculo da Comunicação Interna é engajar gestores como comunicadores. Esse desafio é ainda maior na Indústria e no Agronegócio, pois os setores contam com um grande número de colaboradores fora do escritório – o que, para muitas empresas, dificulta bastante o processo de comunicação.
No mundo agro, onde os colaboradores estão dispersos em várias localidades e operam em turnos diversos, aprimorar a Comunicação Interna e manter o engajamento é uma tarefa crucial. A Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), fundada em 1948, possui 35 filiais em diversos estados. Contando com quase 1.000 colaboradores e enfrentando o desafio de manter e engajar sua equipe, a Coplacana encontrou a solução na plataforma multicanal “Todo dia com vc”, nome dado à ferramenta desenvolvida pela Dialog, HR Tech que lidera o setor de CI no Brasil.
A Comunicação Interna no agronegócio enfrenta desafios únicos, como atingir e engajar um público diversificado e muitas vezes geograficamente disperso. Antes da implementação da plataforma, a estratégia de comunicação da Coplacana consistia em e-mails e murais impressos. “O maior desafio era levar a informação a todos os colaboradores, alcançando 100% da equipe simultaneamente. Logo após o lançamento, a cooperativa contava com 969 colaboradores, dos quais 93% estavam ativos na plataforma. Além disso, constatamos que a maioria dos profissionais preferia acessar o canal de Comunicação Interna por meio de dispositivos móveis, já que 73,4% consumiam informação por meio de seus celulares”, explica Hugo Godinho (foto à direita), CEO da Dialog.
Lançamento do canal e resultados – O lançamento da plataforma “Todo dia com vc” foi uma ação de grande mobilização, garantindo que todos os colaboradores conhecessem o novo canal de Comunicação Interna da organização. “A plataforma foi lançada durante a convenção anual da Coplacana e contou com a participação da liderança da empresa, incluindo vídeos de apresentação e mensagens da diretoria e presidência. Para incentivar a adesão dos colaboradores, a empresa ofereceu prêmios para aqueles que aderiram à plataforma. Além disso, peças impressas com QR codes foram disponibilizadas nos refeitórios, facilitando o download do aplicativo”, conta Hugo.
Em menos de um ano, esse canal de comunicação se tornou um marco na Coplacana. A plataforma passou a centralizar todas as informações da cooperativa, permitindo que os colaboradores consultassem vídeos, fotos, eventos e até mesmo informações sobre colegas que fazem aniversário. “Tudo isso permitiu que a empresa alcançasse simultaneamente colaboradores que, antes, eram difíceis de atingir. Além disso, a plataforma ajuda a promover os produtos da Coplacana para os funcionários e oferece acesso a links úteis para o dia a dia da equipe. A ferramenta também integra outros sistemas usados pela cooperativa, como a universidade corporativa”, revela.
O apoio da liderança – O apoio da liderança se mostra cada vez mais essencial na Comunicação Interna, já que os líderes muitas vezes são vistos como uma extensão do canal de comunicação. No caso da Coplacana, o “Todo dia com vc” aumentou e fortaleceu essa relação.
“A implementação do nosso novo aplicativo de Comunicação Interna, por meio da Dialog, teve como objetivo principal fortalecer os laços entre os quase mil colaboradores distribuídos em todas as filiais em cinco estados, aproximando-os e promovendo uma comunicação eficiente e transparente. Acreditamos que essa ferramenta não apenas facilita a troca de informações, mas também promove um ambiente cooperativo e inclusivo, resultando em impactos positivos em nossa produtividade e no espírito de equipe que sempre caracterizou a Coplacana Desta forma, todos ficam atualizados das mais recentes novidades da nossa cooperativa, podem compartilhar ideias entre si, reagir a publicações dos colegas, parabenizá-los e acessar arquivos de maneira rápida e fácil”, diz Roberto Rossi, Diretor de Negócios da Coplacana.
Com essas ferramentas, a Coplacana conseguiu alcançar todos os públicos internos simultaneamente, da liderança ao pessoal do campo. Além disso, a plataforma fornece informações valiosas para a Comunicação Interna e contribui para torná-la uma área mais estratégica, apoiada por dados e tecnologia.
“O sucesso da Coplacana ao adotar a plataforma da Dialog destaca a importância de uma Comunicação Interna eficaz e do uso de tecnologia para impulsionar o engajamento dos colaboradores. Essa parceria demonstra que conseguimos enriquecer a experiência do colaborador por meio de uma melhor experiência em sua jornada e, consequentemente, ajudar o negócio a alcançar resultados notáveis”, finaliza Hugo Godinho.
Sobre a Dialog – A Dialog, HR Tech líder em Comunicação Interna e Engajamento no Brasil, oferece o que a Comunicação Interna e o RH precisam para transformar a experiência dos colaboradores. Sua plataforma multicanal combina rede social corporativa, e-mail interno, integrações com TV e sistemas de RH, além de um dashboard rico em dados. A solução está ao alcance de mais de 650 mil pessoas e ajuda gestores de mais de 160 importantes empresas como Pepsico, Via, Movida, Prevent Senior, St Gobain, Nutrien e Cyrela.