22 de dezembro de 2023

Clima adverso reduz produção de cevada e eleva consumo de cerveja

  • Produção nacional de cevada deve fechar o ano com queda de 17,3%.
  • Chegada do verão e festas de fim de ano alavancam o consumo de cerveja.
  • Previsão para a próxima safra, em 2024, é mais otimista.

 

A produção de cevada, matéria-prima essencial para a indústria cervejeira no Brasil, enfrentou um desafio considerável em 2023. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportou uma previsão de queda expressiva de 17,3% na produção nacional deste ano. Paraná e o Rio Grande do Sul lideram a produção cevadeira no país, seguidos por São Paulo. De acordo com análises da Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, o Paraná, responsável por quase 70% da produção brasileira de cevada, sofreu com o inverno chuvoso, que afetou significativamente a safra. O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor nacional, também enfrentou desafios climáticos similares, com excesso de chuva na época da colheita, contribuindo para a queda na produção.

Essa conjuntura deve impor desafios aos fabricantes de bebidas. “A indústria cervejeira se vê diante de um cenário desafiador, pois a redução na produção de cevada impacta a oferta e os custos de produção. Estratégias de adaptação e inovação tornam-se essenciais para garantir a oferta, além de manter a competitividade no mercado”, afirma Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus.

Ao mesmo tempo em que a fabricação de cerveja se tornou mais complexa, o aumento das temperaturas globais está interferindo diretamente nos hábitos de consumo. As pessoas buscam bebidas que proporcionem refrescância e, nesse cenário, a cerveja ganha destaque. Estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indicam que as altas temperaturas registradas impulsionaram o consumo de bebidas, especialmente cerveja, em até 40%. “A chegada do verão e as festas de fim de ano podem alavancar ainda mais o consumo de cerveja. O impacto do clima e das datas comemorativas no comportamento do consumidor é bastante conhecido, por isso as consultorias meteorológicas vêm ganhando importância estratégica no planejamento de compras de insumos, estoques e ações de marketing do varejo”, destaca Nascimento.

O clima adverso em áreas-chave de cultivo tem reduzido a colheita e a qualidade do grão, enquanto paralelamente, o aumento das temperaturas tem impulsionado o consumo de cerveja, evidenciando um contraste entre a produção e a demanda pela bebida. Os eventos climáticos podem influenciar desde a matéria-prima disponível até os custos de produção, uma vez que a escassez de insumo pode gerar um aumento nos preços e, consequentemente, impactar os consumidores finais.

Para a próxima safra, entretanto, a expectativa é mais otimista. “Com a previsão de fim do El Niño no primeiro trimestre de 2024, podemos ter condições climáticas mais favoráveis para o cultivo da cevada no próximo ano”, antecipa o meteorologista.

No cenário de mudanças de clima cada vez mais recorrentes, a previsão meteorológica tem se mostrado uma alternativa estratégica para diminuir o impacto climático nos setores produtivos. “A busca por alternativas e o planejamento para lidar com as flutuações climáticas são essenciais para garantir a continuidade e a qualidade da produção no país, por isso as consultorias meteorológicas vêm ganhando importância estratégica nas empresas”, destaca o sócio-diretor da Nottus.

 

Sobre a Nottus – A Nottus é uma empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios. Com equipe altamente qualificada, traduz o grande volume de dados sobre fenômenos climáticos em boletins analíticos claros e objetivos, com informações direcionadas aos interesses de seus clientes. A Nottus avalia e consolida referências dos principais modelos de previsão meteorológica, como os americanos Global Ensemble Forecast System (GEFS), Global Forecast System (GFS) e Climate Forecast System (CFS) e o modelo europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), e também dados detalhados de monitoramento climático do Brasil para entregar soluções confiáveis e acessíveis ao público, valendo-se de tecnologia de ponta, análise de dados e machine learning, e também do olhar experiente e acurado de seus especialistas.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.