Sipcam Nichino lança fungicida para Rhizoctoniose da batata

Compartilhe:

Sipcam Nichino Batata_colheita

Mais conhecida por macha-asfalto, doença pode comprometer a cultura da batata; fungo Rhizoctonia solani é considerado um dos principais desafios na safra.

 

Nos próximos dias o fungicida Pulsor® 240 SC será integrado ao portfólio de soluções da Sipcam Nichino Brasil, indicado ao controle da doença Rhizoctoniose, ou Rhizoctonia, causada pelo fungo Rhizoctonia solani, popularmente conhecida por mancha-asfalto. Não controlada, a ação desse patógeno, hoje considerado um dos principais desafios do produtor na safra, prejudica o vigor, o estabelecimento da cultura e traz até mesmo a perda de toda uma lavoura do tubérculo, conforme especialistas.

Pulsor® 240 SC é descrito pela companhia como um fungicida de ação sistêmica do grupo das carboxanilidas, de translocação lenta, dotado também de propriedades preventiva e curativa. O produto, assinala a empresa, está registrado ainda nos cultivos de café, crisântemo e gramados.

Na bataticultura, destaca a Sipcam Nichino, Pulsor® 240 SC deve ser aplicado no sulco do plantio. “Específico para o controle da Rhizoctoniose, preventivo e curativo, age sobre as diversas raças do fungo Rhizoctonia solani”, observa Vitor Cabral Araujo, da área de desenvolvimento de mercado.

“Trata-se de uma solução capaz de controlar essa doença ao longo de grande parte do ciclo da batata. O fungicida apresenta efeito residual prolongado e ação curativa. Mostrou também, nos testes e pesquisas, transferir excelente relação custo-benefício no tratamento da lavoura. É hoje uma opção segura do bataticultor ante os prejuízos potenciais da podridão-dos-frutos”, continua.

Vitor Cabral explica que a Rhizoctonia surge, sobretudo, em solos frios. O patógeno, segundo ele, ataca primeiramente os brotos, antes e depois da emergência. “Afeta o estande e a uniformidade de lavouras”, ele reforça. “O ataque do fungo começa por meio do solo, daí surgem a podridão das raízes, cancros e tombamentos”, explica.

“Aplicado preventivamente, Pulsor® 240 SC é rapidamente absorvido pela planta e auxilia o bataticultor a ter mais produtividade e rentabilidade, isento dos danos da doença”, complementa Cabral.

Conforme o agrônomo, os casos da doença têm sido mais comuns nos principais estados produtores de batata do Brasil: Minas Gerais, Paraná e São Paulo. A produção nacional do tubérculo, segundo fontes oficiais, se situa na faixa de 4 milhões de toneladas anuais.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.