Programa Coffee Verified® nasce com os novos cafés da linha Rituais Cafés Especiais 85+ pontos e assegura a garantia de qualidade, rastreabilidade, valorização e conformidade nos âmbitos sociais, ambientais e de governança.
O Grupo 3corações, uma das maiores empresa de cafés do Brasil, tem o compromisso de impulsionar constantemente iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável na cadeia do café. Com a atualização de sua matriz de materialidade, em 2023, o Grupo incorporou temas críticos como gestão de fornecedores, fortalecimento da cadeia, bem como questões ambientais que abrangem a gestão da água, de resíduos e de biodiversidade. Segundo Pedro Lima, Presidente do Grupo 3corações, “é grande a responsabilidade que temos com as pessoas, com o produto que oferecemos e com o desenvolvimento do setor cafeeiro no Brasil e no mundo”.
Neste contexto, a 3corações acaba de anunciar o novo Programa de Verificação para aquisição de cafés especiais 85+. Com este programa, a empresa se compromete a garantir que, nos próximos anos, a origem dos grãos adquiridos seja completamente rastreada e assegurada, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade no setor cafeeiro.
Esta iniciativa faz parte da Agenda ESG da 3corações e fortalece o seu comprometimento com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva do café. O Programa Coffee Verified® solidifica os compromissos que permeiam a trajetória do Grupo 3corações há mais de 60 anos através de quatro pilares: qualidade, valorização, rastreabilidade e conformidade, complementa Pedro Lima.
A primeira linha fruto do Programa acaba de ser lançada, com os novos cafés especiais Rituais 85+ pontos. O alto padrão de qualidade é assegurado uma vez que os cafés possuem 85+ pontos e são assinados por Silvio Leite, um dos profissionais mais renomados do mundo no universo de especiais. A valorização ocorre, pois, os grãos são adquiridos diretamente com o produtor e com remuneração acima do preço de mercado. Como os cafés Rituais são fruto de Direct Trade, a rastreabilidade é uma consequência que chega até as embalagens que são personalizadas uma por uma com foto e nome do produtor, origem, fazenda, características do café, contam com selo “Eu Reciclo” em que a cada produto vendido, uma outra embalagem é reciclada, assegurando, assim, a cadeia de compensação ambiental.
A conformidade nos âmbitos sociais, ambientais e de governança é o principal ponto do Programa de Verificação Coffee Verified®, que será conduzido em parceria com a Agrotools, empresa referência com maior plataforma líder de tecnologia avançada para o agronegócio, que utiliza bases públicas ou publicamente acessíveis conforme gerenciadas e disponibilizadas por suas fontes para realizar monitoramento espacial em tempo real a partir de dados e geoprocessamento. A Agrotools possui o maior banco de dados do agronegócio do mundo, portanto esta parceria proporciona a confiabilidade necessária através de uma empresa isenta que entrega soluções digitais seguras para o monitoramento mensurável, reportável, verificável e escalável.
“Essa parceria entre Agrotools e 3corações representa um marco que impulsiona a eficiência e a sustentabilidade no agronegócio. Isso se torna possível devido à inovação tecnológica, aliada ao engajamento em fomentar esse ecossistema através de duas empresas com compromisso notório em prol do meio ambiente cada vez mais sustentável”, destaca Rafael Gomes, COO e CIO da Agrotools.
O Programa adota um protocolo com critérios passíveis de monitoramento digital e implementa os processos junto à Agrotools para garantir que a originação dos grãos de cafés especiais 85+ estejam em cumprimento com as leis estabelecidas na legislação brasileira. A verificação é feita utilizando dois documentos: o CPF/CNPJ do produtor de café e o CAR (Cadastro Ambiental Rural) da propriedade. Serão analisados os critérios chamados de “lista” para identificar algum tipo de não conformidade atrelado diretamente ao produtor e com o CAR será analisado critérios de polígono para verificar que a origem dos grãos fornecidos para a 3corações esteja em plena concordância com a legislação ambiental vigente e nos padrões de sustentabilidade.
Após a Verificação, um diagnóstico de sustentabilidade é emitido e o produtor de Cafés Especiais 85+ pontos é qualificado em três categorias, são elas: apto, quando as verificações dos critérios de lista e polígonos não apresentam qualquer restrição; apto com ressalvas, quando as verificações dos critérios de lista e polígonos não apresentam qualquer restrição porém são identificados pontos de melhorias, neste caso um plano de ação será sugerido ao produtor para que seja ser apresentadas no prazo adequado; e inapto, quando as verificações dos critérios de lista e polígonos apresentam qualquer não conformidade com o presente protocolo.
Com o Programa Coffee Verified® o Grupo 3corações inicia sua própria verificação dos Cafés Especiais. Para isso, a 3corações somará outras exigências aos critérios detalhados no Protocolo vigente com objetivo de aumentar a robustez do Programa, que exigirá coletas de dados à campo, aplicação de questionários e/ou assinaturas de documentos autodeclaratório dos produtores.
Saiba mais no site.
Sobre o Grupo 3corações
O Grupo 3corações, empresa líder do segmento de cafés no Brasil, possui um portfólio completo em todas as categorias de cafés: desde tradicionais, especiais, cápsulas, solúveis, instantâneos, até cafés prontos para beber. É reconhecida como líder absoluta nas categorias torrado e moído, bem como em cappuccinos.
Além da marca nacional 3 Corações, o grupo detém mais de 30 marcas de cafés, entre elas: Santa Clara, líder no Norte e no Nordeste, as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus, Cruzeiro, entre outras. Também comercializa filtros, porta filtros e acessórios.
A empresa é referência em inovação com a solução exclusiva TRES®️, que conta com um portfólio de máquinas de café e multibebidas, e oferece mais de 40 sabores entre cafés espressos, bebidas cremosas, chás e cafés filtrados em cápsulas.
Além de proporcionar diferentes experiências e possibilidades de consumo de cafés, o grupo também atua no segmento de refresco em pó (Frisco e Tornado), achocolatado (Chocolatto), temperos e derivados de milho (Claramil, Dona Clara e Kimimo).
Em 2020, ingressou em novos segmentos como leites vegetais e isotônicos naturais, fruto da joint venture com a Positive Brands, detentora das marcas A Tal da Castanha, Jungle, Plant Power, entre outras.
Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa Integradora e a Escola de Serviços e Sabores.
Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O grupo 3coracoes também exporta café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse o site.