Em Não-Me-Toque, Norte do Rio Grande do Sul, uma multidão de agricultoras se reúne todos os anos para renovar a autoestima e continuar fazendo a diferença nas propriedades. Em sua 28ª edição, o Encontro de Mulheres Cotrijal atraiu mais de 2,1 mil produtoras, de 53 municípios da área de atuação da cooperativa. O evento aconteceu nesta quarta-feira (04/10), no Parque da Expodireto.
“Valeu a pena eu vir e insistir para trazer mais mulheres”, afirmou Doris Rosa Streck, de Candelária. Ela saiu de casa antes das 5 horas e ainda teve que retirar um galho da estrada no caminho até a unidade da Cotrijal, que caiu devido à tempestade. “A cooperativa nos atende desde março de 2022 e tem feito um trabalho muito bom com os associados”, disse.
Quem também participou pela primeira vez é Inês Maria Stertz, de Mormaço. “Estava tudo muito bonito e fomos muito bem recebidas”, agradeceu, depois da palestra da manhã, com a consultora Helda Elaine.
Especialista em Desenvolvimento Humano, ela sensibilizou as mulheres com sua história de superação e as incentivou a descobrirem seus potenciais, primeiramente acreditando em si mesmas e, depois, agindo. “A maneira de encarar a realidade faz toda diferença e podemos, ao longo de nossas vidas, escolher meios de avançar ou desculpas para parar”, alertou a palestrante. “O cooperativismo é a base da existência humana e começa nas nossas famílias. Cooperando transformamos desafios em conquistas”, completou.
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o evento mais uma vez cumpriu o seu papel e trouxe para as produtoras temas atualizados e motivadores. “É um momento especial e exclusivo para a mulher. Um dia de conhecimento, diversão e integração, para valorizar nossas produtoras, fortalecer o nome da Cotrijal e também qualificar o trabalho nas propriedades rurais”, afirmou.
Presente em todos os 28 encontros, o vice-presidente, Enio Schroeder, destacou a evolução da programação e o trabalho crescente da cooperativa com o público feminino. “A mulher ocupa lugar de destaque em nossa cooperativa. Nosso maior desafio é continuar fazendo a diferença no meio rural e na sociedade”.
Emoção e risos – Além da palestra com Helda Elaine, as mulheres foram brindadas com música ao vivo, com o cantor Zéu e com o tenor Luiz Carlos Wiedthauper, associado da Cotrijal. E à tarde, muitos risos e gargalhadas foram ouvidos no local do evento durante o show do humorista Badin.