Líderes de coops do RS participam de missão técnica na Alemanha

Compartilhe:

ocergs na alemanha

O cenário mundial caminha para um novo futuro energético, determinado por mudanças globais em direção a uma matriz mais limpa, com foco maior na mudança climática, em especial nos desafios da pauta ESG. E foi nesse sentido de ampliar os conhecimentos, compreender melhor as tendências e perspectivas, sobre geração e distribuição de energia elétrica, negócios preponderantes no Sistema Cooperativo de Infraestrutura do RS, que foi estruturada através das entidades do Sistema OCERGS (OCERGS, SESCOOP/RS, ESCOOP) e da FECOERGS a Missão Técnica para proporcionar aos Dirigentes das Cooperativas Gaúchas vivências práticas junto das organizações do setor energético na Alemanha.

A comitiva, composta por representantes das cooperativas gaúchas Grupo Coopernorte, Certaja Energia, Ceriluz, Certel Energia, Certhil, Coprel, Grupo Creluz, Fecoergs e dos sistemas Sistema Ocergs-Sescoop/RS e OCB, realizou roteiro técnico de cinco dias na Alemanha. Durante a missão técnica, o grupo teve acesso a reuniões estratégicas, pesquisas, palestras e debates sobre temas relevantes para o setor energético, além de visitar cidades e instalações técnicas que demonstram o avanço do cooperativismo na Alemanha. As visitas possibilitaram aprendizados sobre as melhores práticas, estratégias e operações de sucesso das cooperativas alemãs, que são referência mundial em energia limpa e eficiente.

“A Alemanha é considerada a quarta maior economia e o sexto maior consumidor de energia do mundo, que possui expertise reconhecida e conduz iniciativas de longo prazo para possuir uma matriz energética mais limpa e eficiente. Acreditamos que esta iniciativa amplia os horizontes e contribui para inovar e enfrentar os desafios atuais, de forma a desenvolver ainda mais os negócios das cooperativas e traçar estratégias para fazer o Plano Gaúcho de Cooperativismo RSCOOP150 Bi ir além de atingir a meta de R$ 150 bilhões de faturamento, alcançar os quatro milhões de associados até 2027 e chegar a 100 mil empregos diretos, que é visualizar alternativas de futuro mais sustentável”, destaca o Diretor da ESCOOP, José Máximo Daronco.

“Com a construção pedagógica elaborada pela Coordenação de Inovação da ESCOOP, as missões técnicas internacionais organizadas pelo Sistema OCERGS proporcionam conexões globais para cooperativas gaúchas e levam a imagem do cooperativismo brasileiro que é pujante e está em busca constante de evolução. Essa é a sexta missão técnica, que já teve edições nos Estados Unidos, Israel e agora Alemanha. As missões possuem o DNA cooperativo e são resultados de co-criação entre os participantes, organizações e empresas parceiras e os Sistemas OCERGS e OCB”, ressalta o professor Carlos Alberto Oliveira, coordenador das ações de inovação.

De acordo com o Superintendente da FECOERGS, José Zordan, “nesta viagem de intercâmbio conseguimos agregar novos conhecimentos sobre o futuro da energia elétrica, consolidar algumas convicções e ações que as nossas cooperativas desenvolvem, e junto com os demais participantes iremos socializar este aprendizado, sobre a cultura da energia elétrica num país que está sendo obrigado a se reinventar, principalmente na conservação e no suprimento de energia”.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.