O maior produtor de café do Sul de Minas e o segundo do estado foi palco da segunda edição da Feira do Café de Campos Gerais, que recebeu, entre os dias 22 e 24 de agosto, cerca de três mil visitantes. Com a participação de mais de 50 expositores nos setores de insumos agrícolas e outros, a Coopercam, realizadora do evento, só tem a comemorar o sucesso do evento.
“Organizada com o objetivo de mostrar aos cooperados e à comunidade em geral a importância da produção cafeeira para a economia de Campos Gerais, estamos muito satisfeitos de ter cumprido com essa meta. Foram três dias intensos, com a participação ativa de cooperados e comunidade, e estamos todos com o sentimento de dever cumprido”, diz José Márcio Rocha, presidente da Coopercam.
Aos cooperados, por meio da Rodada de Negócios, foi apresentada oportunidade única para a aquisição de insumos e maquinários agrícolas. De acordo com João Paulo Alves de Castro, gerente técnico e comercial da Cooperativa, “este ano, a feira foi realizada em um novo local, com uma melhor estrutura, o que ajudou a alcançar as expectativas da área comercial, com grande volume de vendas de maquinários e insumos agrícolas. Os produtores não perderam tempo e adquiriram os materiais necessários para sua lavoura e também para conhecer as novas tecnologias do setor”.
Palestras com a temática café também foram apresentadas nos três dias do evento que contou, ainda, com espaços kids e mulher, participação dos alunos da Facica, com aferição de pressão e glicose e outras ações que chamaram a atenção dos participantes.
Para a realização da edição 2023 da Feira do Café de Campos Gerais, houve a participação de várias empresas privadas e órgãos públicos municipais e estaduais. Entre elas, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Educação, Cultura e Turismo; a Sala Mineira do Empreendedor, projeto do Sebrae Minas; a Emater Minas; e o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Gerais.
Uma ação solidária foi realizada durante o evento. Para estacionar os seus veículos, os visitantes puderam “pagar” mediante a doação de alimentos não perecíveis. Com isso, o estacionamento solidário arrecadou um total de 352,7 quilos de alimentos, que foram repassados para obras sociais da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campos Gerais.