1 de julho de 2023

Profissionais de Química: responsáveis pelas substâncias que utilizamos

A Química, como também a Matemática e a Física, são matérias primárias para o desenvolvimento do ser humano nas mais diversas profissões, tanto que praticamente todos os vestibulares no país exigem conhecimento nestas áreas para se adentrar ao ensino superior. Especificamente a Química é a ciência que estuda a composição de todas as substâncias que o ser humano conhece. Por sua vez, o profissional Químico ou a profissional Química, são as pessoas que estudaram a Química a fundo, nos seus detalhes, para ajudarem a produzir substâncias que utilizamos cotidianamente e nem nos damos conta que aquilo foi produzido ou tratado por processo químico, com intuito de tornar nossas vidas mais saudáveis e confortáveis.

Começando com o exemplo da água que consumimos, ela é analisada quimicamente para se ter certeza de que não há contaminação e que atende a legislação quanto a potabilidade. Quando abrimos a torneira, nem pensamos nisto, apenas consumimos com a certeza de que alguém verificou isto para nós. O que está corretíssimo, foi um químico ou uma química que atestou sua potabilidade. O shampoo para os cabelos, o sabonete para lavar mãos e rosto, sem contar o banho salutar de todo dia, são produtos produzidos por indústrias químicas onde os profissionais de Química controlam todo o processo de produção, da entrada da matéria-prima até o produto final que utilizamos.

Quando, por exemplo, bebemos alguma bebida, como leite, refrigerante ou outra qualquer, sua produção e controle depende de um profissional de Química, pois a correta formulação e controle na sua fabricação obedece a regras rígidas que garantem a qualidade do produto sem comprometer a saúde humana. Numa conserva, por exemplo, uma lata de ervilha, o líquido que fica na lata não é uma simples água, mas uma solução que o alunado de Química aprende com teoria e prática de laboratório, a calcular e preparar uma solução onde o vegetal, como no exemplo, irá ficar saudável para consumo dentro de um período.

Outro campo, muito importante e vital para sociedade atual, é o campo onde temos os produtos derivados de petróleo. Engane-se totalmente aquele que acha que do petróleo apenas se usa gasolina, óleo diesel e gás de botijão. O profissional de Química trabalha desde a extração do petróleo até os produtos gerados por esta matéria-prima. Na extração, o químico ou a química atua principalmente no controle do processo, principalmente em laboratório para verificar se as frações do petróleo foram corretamente separadas; daí, por exemplo, temos a geração da gasolina e outros.

Mas, também é do petróleo que sai uma fração, chamada leve de solventes, que são através de processos químicos que os profissionais de Química conseguem ajudar a produzir solventes líquidos muito importantes nas nossas vidas, como os que compõem os produtos de limpeza, tintas, cosméticos, detergentes, sabões e outros. Nos medicamentos, são profissionais de Química junto a indústria farmacêutica que ajudam a descobrir formulações e produzir o necessário para combatermos enfermidades que fariam de nossa vida algo difícil de se conduzir.

O Conselho Regional de Química é o órgão que regula a profissão de químico ou química. Essa profissão é tão importante, que praticamente tudo que utilizamos passa por um processo ou controle químico; seja comida, bebida, roupa, calçado, veículo, medicamento etc. A certeza é que se este tipo de profissional não fosse tão especializado e dedicado, não teríamos o conforto que temos na vida atual, ou seja, qualidade de vida melhor.

Rogerio Aparecido Machado é Professor de Química e Meio Ambiente da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.