28 de abril de 2023

Andav compõe nova Câmara Temática no Mapa!

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou nesta semana a Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio. O objetivo é promover discussões sobre crédito privado para diversificar as fontes de financiamento, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor. O Diretor Executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), José Carlos Grando Júnior , e o Relações Institucionais, Geraldo Mafra, acompanharam o lançamento da Câmara, que conta com representantes de 46 órgãos e entidades, incluindo a Andav. O novo fórum é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. Esse trabalho será continuado como um Grupo Técnico da nova Câmara. A Portaria Nº 579, que institui a Câmara Temática, foi publicada no Diário Oficial da União.

Para o ministro do MAPA, Carlos Fávaro, a Câmara irá desenvolver modelos de financiamento para irrigar o mercado e fazer a agropecuária crescer ainda mais. “Essa Câmara Setorial cumpre o papel de pensar novas formas de financiamento para que a agropecuária cumpra o grande papel de gerar oportunidades, empregos e renda para o povo brasileiro”. Segundo o Diretor Executivo da Andav,  José Carlos Grando, o trabalho da Associação será de continuidade nas contribuições junto à pasta nos últimos anos. “Ao representar mais de 2500 Distribuidores de Insumos Agropecuários de todo o Brasil, construímos um trabalho de intensas dinâmicas e organização de informações com o objetivo de transmitir ao Governo, e demais setores, a importância de construir e fortalecer ferramentas e alternativas financeiras em nossa Cadeia Produtiva, e consequentemente trazendo ao campo mais inovação, boas práticas e manejos modernos, que garantem uma produção sustentável e que atenda as necessidades do mercado interno e internacional. Debater junto aos gestores e agentes de crédito, em um mesmo ambiente, é fundamental para suprir e atender a grande demanda do setor produtivo por linhas de financiamento que correspondam a sua necessidade.”

As Câmara Setoriais e Temáticas são grupos para discutir os principais temas do setor, com a participação de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil. A Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, conta atualmente, no âmbito do Conselho Nacional de Política Agrícola, com 37 câmaras em funcionamento (31 setoriais e 6 temáticas).

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.