26 de janeiro de 2012

Cadeia produtiva do leite receberá reforço em 2012

Nos últimos oito anos a produção de leite em Santa Catarina dobrou, subindo de um bilhão de litros em 2000, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2,18 bilhões de litros em 2008, segundo estimativa do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Entre 2000 e 2007, Santa Catarina foi o Estado que mais cresceu entre os oito maiores produtores de leite, conforme o IBGE. Enquanto a produção brasileira aumentou em 32%, em Santa Catarina o crescimento foi de 86% se tornando o quinto maior produtor do País, com 1,87 bilhão de litros contra 1,62 bilhão de São Paulo. Em Canoinhas existem aproximadamente 200 produtores de leite. São produzidos anualmente cerca de sete milhões de litros de leite.

Preços
De acordo com Wanderley José Dombroski, secretário do Desenvolvimento Agrícola de Canoinhas, a cadeia leite nos municípios da região apresentava muitas fragilidades no início do programa de Desenvolvimento Territorial, em 2005. “O maior problema era a falta de organização e baixos preços do produto”, conta. O programa de Desenvolvimento Territorial é uma ação conjunta entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT), Epagri e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR-PLAN) que tem como objetivo o fortalecimento das organizações da agricultura familiar.

De acordo com Dombroski, ocorreram em Canoinhas e na região processos de articulação da cadeia produtiva, desenvolvimento de tecnologias para sistemas sustentáveis de produção a base de pastagens perenes e eventos de formação para produtores. “Neste contexto, foram formadas quatro cooperativas de produtores de leite da agricultura familiar, nos municípios de Major Vieira, Porto União, Monte Castelo e Papanduva”, explica. Segundo ele, para apoiar as cooperativas foi criado também um Sistema Central das Cooperativas de Leite em 2009. “Essa organização se refletiu em melhoria do preço do leite, participação das famílias produtoras de leite nas políticas locais, formação de lideranças, captação de recursos para aquisição de caminhões para coleta do leite”, ressalta.

Metas
No município de Canoinhas, a meta para 2012 é incentivar a produção de leite, para isso a secretaria abriu processo seletivo para a contratação de um médico veterinário. Silvana Aparecida Fritz foi aprovada no teste e iniciou o trabalho na segunda-feira, 16. Ela vai reforçar o trabalho com de assistência aos produtores de leite por meio de reuniões nas comunidades, visitas nas propriedades para formar unidades demonstrativas da produção de leite no município. “Outras medidas são análise de solo, melhoramento de pastagens, padronização higiênico sanitária, melhorias de manejo, seleção de animais, criação de novilhas, melhoramento genético e capacitação dos produtores para melhorar as condições sanitárias”, destaca a veterinária.

De acordo com Dombroski , os produtores já tem subsídio de 50% em horas de máquinas e materiais como pedra, cascalho e já participam de seminários técnicos. Para 2012, a prefeitura irá adquirir 10 botijões de sêmen para o uso dos produtores de leite. “Vamos trazer cursos de inseminação artificial sem custo para os produtores”, destaca.

Fonte: Correio do Norte Online

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.