A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) foi premiada na categoria Liderança Feminina – com a diretora administrativa Marinei Aparecida Zuffo Antunes da Rocha – no “Quem é Quem”, prêmio idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agromídia, editora que atua há mais de 110 anos no agronegócio brasileiro.
A entrega da premiação ocorreu na noite de terça-feira (25/04) na cidade de Medianeira (PR). Em outras duas categorias (Gestão Desempenho Econômico-Financeiro e Melhor Técnico Assistente Suinocultura), a Aurora Coop figurou entre os finalistas.
A diretora Marinei Rocha afirmou que o prêmio é o reconhecimento à trajetória da Aurora Coop e da cultura organizacional que a cooperativa central consolidou em 54 anos de existência. Acrescentou que “a seriedade na atuação mercadológica, o respeito ao meio ambiente, as boas práticas produtivas e o exercício dos conceitos ESG distinguiram a Aurora Coop como uma verdadeira empresa-cidadã.”
Marinei Rocha é formada na área contábil e em Direito, com especialização em diversas áreas. Atua desde 1990 na Aurora Coop, na área contábil. Em 2006 assumiu a gerência de Controladoria; em 2015 acumulou a gerência de estratégia corporativa; em 2019 agregou o setor de Tecnologia da Informação. Em 2021 foi promovida à Diretora Administrativa da Aurora Coop, tendo sob seu guarda-chuva quatro importantes áreas corporativas.
O “Quem é Quem” se consolidou como um dos principais prêmios do cooperativismo agro, no segmento de aves e suínos, ao reconhecer não só o desempenho econômico, mas por também avaliar variáveis como cuidados com o meio ambiente e responsabilidade social, além de reconhecer os melhores produtores e iniciativas ligadas à inovação e ao varejo, entre outras.
Conquistar o prêmio e erguer o troféu tem sido encarado como a conquista de um verdadeiro “Oscar”. Cooperativas como a Lar, C.Vale, Frimesa, Aurora Coop, Coopavel, Languiru, Copagril, Frisia e Primato já alcançaram esta conquista.
O objetivo do prêmio é valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.
O cooperativismo agropecuário brasileiro é um modelo admirado no mundo inteiro. Apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais, o cooperativismo no campo possui grande relevância para a economia do País.