28º Integracoop reúne 2 mil cooperativistas em Chapecó

Compartilhe:

osesc alfa 62

Com o tema “Gerando Conexões”, foi realizado neste último final de semana o 28º Integracoop, o maior encontro do cooperativismo catarinense, coordenado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e organizado pela Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa). A solenidade de abertura, realizada na tarde da sexta-feira, no parque de exposições da Efapi, deu as boas-vindas a cerca de 2 mil cooperativistas de todo o estado com desfile das delegações inscritas, shows de música e dança.

O pianista Rodrigo Sóltton, de Bento Gonçalves, recepcionou o público com um repertório animado. Na sequência, o grupo de bailarinos Sou Arte interagiu com a plateia e conduziu um espetáculo misturando dança e performance. A Cooperalfa foi especialmente homenageada com a exibição de um vídeo institucional em comemoração aos seus 55 anos.

Os presidentes das cooperativas, coordenadores das delegações e autoridades foram recepcionados pelo presidente da Cooperalfa Romeo Bet, presidente da Ocesc Luiz Vicente Suzin, diretor da Ocesc Neivo Panho, e presidente da Associação Atlética e Recreativa Alfa (AARA) e coordenador da comissão organizadora do evento, Jorge Brock.

Bet agradeceu a todos os envolvidos na preparação do Integracoop e destacou que os propósitos de harmonia, união e cooperação conduzem os dois dias do evento. Ele afirmou, também, que o sistema cooperativista é importante para a economia de Santa Catarina e do Brasil e fundamental para o desenvolvimento humano, econômico e social. “Poder reunir todas as cooperativas em um encontro é um momento de muita emoção. Tenho certeza de que o sistema cooperativo haverá de ser ainda mais forte, valorizando as particularidades e anseios de cada cooperativa. Temos que respeitar cada vez mais aqueles que valorizam principalmente o quadro social, que é a razão maior de estarmos aqui”.

Suzin (foto ao lado) ressaltou a importância do evento para reforçar o potencial e a integração do cooperativismo catarinense. “São dois dias para festejar o cooperativismo em Santa Catarina, que tanto se destaca no Brasil. Temos 3,5 milhões de associados em nosso estado e eventos como esse só vêm para somar e demonstrar o quanto somos unidos”.

O coordenador da comissão organizadora do Integracoop, Jorge Brock, explicou que o evento começou a ser organizado e planejado há mais de um ano e contou com o apoio de muitas pessoas. “Esse encontro é mágico e importante para congratular o cooperativismo catarinense, para integração e relacionamento das cooperativas de todo estado”, salientou.

Durante a solenidade, a Cooperalfa prestou uma homenagem ao Grupo Sou Arte, com um quadro. E destacou que a equipe de artistas reuniu, somente neste ano, mais de 11 mil pessoas em dez espetáculos que integraram as ações do projeto Cooperação em Família.

Para compor as apresentações culturais, o atleta paralímpico e bailarino Marcos de Assis, da Apae Chapecó, deixou uma lição de superação com a coreografia da música “Pra ser feliz”.

O ex-atleta Arodivaldo Paludo (foto ao lado), que foi por muitos anos professor de educação física em Chapecó e técnico esportivo de diferentes modalidades, encerrou o cerimonial com o acendimento da pira, o fogo olímpico do Integracoop 2022.

O Integracoop contou com disputas nas modalidades de atletismo, bocha rolada, boliche, canastra, dominó, futebol suíço, futevôlei, futsal, futebol dos presidentes, general, jogos cooperativos (cooperativismo em conexão), sinuca, tênis de mesa e de quadra, tiro esportivo, truco, voleibol (quadra), vôlei de areia e xadrez. As competições foram abertas para a comunidade prestigiar, e não somente cooperativistas.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.