26 de outubro de 2022

Koppert lança comercialmente primeiro nematoide biológico

A Koppert está lançando no mercado brasileiro o Terranem, bioinseticida formulado com nematoides entomopatogênicos (Steinernema carpocapsae) e indicado para o controle do bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis). Trata-se de uma inovação na agricultura brasileira, que sempre teve os nematoides como pragas de solo. “Estamos chamando o Terranem de nematoide do bem, pois tem a função de controlar uma importante praga dos canaviais, de uma forma sustentável e eficiente, e sem o risco de prejudicar as plantações”, explica Marcelino Borges de Brito, coordenador de desenvolvimento agronômico da Koppert Brasil.

O Terranem possui em sua formulação altíssima tecnologia envolvida, pois proporciona condições ideais para que os nematoides ajam, além de ótima aplicabilidade agronômica no campo. “Estudos mostram excelentes resultados na aplicação do produto, reduzindo drasticamente a população da praga e consequentemente a porcentagem de toletes atacados, tornando-o uma ótima estratégia para manejo desse inseto que vem causando danos severos na cana-de-açúcar.”

De acordo com a UDOP (União Nacional de Bioenergia), atualmente o bicudo da cana é a espécie que causa mais danos ao potencial produtivo do canavial, pois se estima que cada 1% de toco atacado pela praga haja uma queda na  produção de cana em cerca de 1,6 tonelada por hectare. As larvas do inseto se alimentam da parte basal dos colmos, abrindo galerias circulares e longitudinais, danificando todo o interior, onde permanecem até atingir a fase adulta. Além disso, os seguidos ataques nas áreas de soqueiras e a consequente redução do stand da cultura ocasionam perdas cumulativas nos cortes, obrigando a reformas precoces do canavial, que muitas vezes não passam do segundo corte .

O controle da praga costuma ser difícil e exige diferentes estratégias por parte do produtor. O Terranem, além da efetividade no manejo do bicudo da cana, também tem um poder residual considerável. Isso porque os nematoides penetram por aberturas naturais dos insetos pragas e liberam bactérias que transformam o tecido do hospedeiro em fonte alimentar. Assim, os nematoides se alimentam, se desenvolvem e se reproduzem dentro do inseto, provocando sua morte em algumas horas. Quando degradados, os insetos se transformam em uma substância que fica em contato com a planta e provoca a morte de outras pragas quando estas se alimentam.

Sobre a Koppert
A Koppert Biological Systems está presente no Brasil desde 2011, quando iniciou seus primeiros registros. Atualmente, conta com duas modernas instalações fabris: a unidade de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e a de macrobiológicos na vizinha Charqueada, ambas no estado de São Paulo. A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável, regenerativa e em harmonia com a natureza. Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade ao seu completo portfólio de produtos, além da aplicação de macrobiológicos via drones, por meio da Natutec. A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, é parceira do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) e com o Gazebo, primeiro hub de inovação do agronegócio especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.