30 de abril de 2022

Presidente Bolsonaro e ABCZ abrem 87ª ExpoZebu

A 87ª ExpoZebu foi aberta oficialmente neste sábado, dia 30, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), marcando a retomada da maior feira da pecuária zebuína no mundo. A cerimônia foi pela manhã, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro; o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes; o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

“Mais que uma tradição, estamos falando de um reconhecimento público da importância que o agronegócio brasileiro tem para o nosso país. Ter o presidente da República em nosso palanque é também ter a certeza de que nossas demandas serão ouvidas, para que possamos continuar sendo a moeda forte desse país”, comemorou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Com previsão de movimentar cerca de R$300 milhões, em uma programação comercial ainda maior em comparação com a última edição presencial da feira, a 87ª ExpoZebu será realizada até o dia 8 de maio. Serão 43 eventos comerciais, entre leilões e shoppings, importantes lançamentos e inaugurações, além da retomada dos julgamentos presenciais, ponto alto da feira.

O Presidente chegou ao Parque junto de centenas de motoqueiros que saíram pelas ruas da cidade, deram a volta no parque da Expozebu e chegaram a entrar pela porta da frente, fazendo um curto trajeto e saindo. A maioria vestia camisetas do Brasil, amarelas ou com a foto de Jair Bolsonaro, além de estar com bandeiras do país. Eles também buzinaram bastante e usaram a corneta de pressão. Dentro da exposição, o Presidente foi bastante aclamado, abraçado, fotografado e filmado. Novamente, assim como na Feira Tecnoshow Comigo, ele pôs um menino nos ombros, distribuiu abraços e apertos de mão até chegar ao palanque. E a plateia foi enfática ao pedir que só Jair Bolsonaro fizesse discurso, o que acabou impedindo o pronunciamento oficial de autoridades, políticos e líderes classistas. Incluindo o Presidente da ABCZ, que achou melhor  cancelar a fala.

Jair Bolsonaro lembrou da facada que levou no Estado (Em Juiz de Fora, na campanha presidencial de 2018), elogiou a pujança agropecuária dos mineiros, citou a grandiosidade da Expozebu (que já havia visitado em 2017), ressaltou o trabalho do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli como motivo justo para receber o Prêmio Nobel, conclamou os brasileiros e irem às ruas no Primeiro de Maio e tratou de fertilizantes. “Há quase 30 navios de fertilizantes vindo ao Brasil atualmente. É o resultado de nossas tratativas na visita que fizemos aos russos”, destacou. Atualmente, cerca de 85% dos fertilizantes consumidos no Brasil têm origem estrangeira, principalmente da Rússia.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.