Depois de muito trabalho para se adequarem às normas da Round Table Responsable Soy (RTRS), associação internacional de soja responsável, sete produtores cooperados da Comigo receberam hoje (07/04), no auditório 2, o certificado que atesta para o mercado a produção consciente do grão – econômica, social e ambientalmente falando. A entrega foi feita no auditório 2 do Centro Tecnológio Comigo, durante a Tecnoshow 2022. O reconhecimento marca o final de uma etapa do Programa de Evolução e Gestão Sócio Ambiental Responsável, o Pensar Valore, e servirá para a disseminação de boas práticas agrícolas de sustentabilidade dentro do setor agropecuário.
Para o vice-presidente administrativo-financeiro da Comigo, Dourivan Cruvinel, o programa ajuda a corrigir o que produtor não vê que está errado. “Precisamos levar isso para outras unidades. É algo que vai ser bom para todos, inclusive para o nosso país. Devemos, cada um de nós convidar um parente ou um vizinho para fazer parte desse programa e somar”, afirmou Cruvinel.
A iniciativa, idealizada e executada pela parceria entre a Comigo, Bayer e Produzindo Certo, acompanhou o desenvolvimento de outros nove produtores que ainda não conseguiram se adequar totalmente às exigências da RTRS, mas que devem se enquadrar e receber o certificado nos próximos meses. Cristhiane Simioli, gerente operacional da Produzindo Certo, ressalta que os cooperados certificados fazem parte de um grupo seleto.
“Hoje é um dia de celebração e quero parabenizar os produtores presentes, porque vocês fazem parte de um seleto grupo, que mostra para o Brasil que é possível sim produzir de forma sustentável com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Obrigado à Cooperativa e à Bayer que acreditaram no nosso trabalho, e também, os produtores que sempre nos receberam de portas abertas e foram transparentes. Isso fez a diferença para chegarmos nesse resultado”, destacou Simioli.
O programa nasceu da vontade compartilhada pelas três entidades/empresas, de valorizar a produção da soja, apoiando os produtores associados da cooperativa, na implementação de práticas agrícolas nos padrões internacionais da RTRS. De acordo com Claudia Quaglierini, gerente de inovação aberta da Bayer, os produtores fizeram um trabalho excelente. “”É um prazer estar aqui com vocês. Agradeço à parceria da Comigo e Produzindo Certo. Parabéns, produtores, que já fazem um trabalho excelente, mas com a certificação vão garantir uma agricultura sustentável na prática, uso correto e seguro dos produtos e podem provar o quanto a agricultura brasileira é importante e sustentável”, afirmou.
O cooperado certificado Matheus Viana, da fazenda São Thomaz, afirmou que o programa é importante para expor todo potencial que o agro tem. “Ele mostra como produzimos de forma sustentável e com mais qualidade.”
Confira a lista de cooperados certificados:
Sebastião Carlos Veloso
Sérgio Marcos Nogueira
Antônio Chavaglia
Hugo Domingos Giraldi
Ricardo Vian
Dourivan Cruvinel de Souza
Astolfo Alves de Souza