Tecnoshow: consumo de carne deve crescer 35% em 20 anos

Compartilhe:

palestra alimentos sustentabilidade

O engenheiro agrônomo especialista em mercado de carne e leite Fernando Sampaio afirmou hoje, no quarto dia da Tecnoshow Comigo 2022, realizada em Rio Verde, Goiás, que a demanda mundial por carnes deve crescer 35% nos próximos 20 anos. Sampaio foi convidado pela organização da feira para falar sobre sustentabilidade e consumo de proteínas animais. Segundo ele, 90% dessa demanda por carnes virá de países emergentes, dos quais 60% da Ásia.

O Brasil já chegou a ser o maior importador de carne nos anos 1950 e agora é um dos maiores exportadores do mundo. Esse crescimento da produção de proteína animal, afirmou Sampaio, fez com que o PIB (Produto Interno Bruto) do país crescesse, melhorando a qualidade de vida, graças à agronomia.

“A gente conseguiu desenvolver um sistema de agricultura tropical. Os grandes produtores eram de zonas temperadas. Nos trópicos sempre foi muito difícil de produzir, por ter mais doenças, solos mais pobres, ou chove muito ou não chove nada… e o Brasil conseguiu desenvolver uma técnica de baixo carbono, sendo mais sustentável”, afirmou o palestrante.

Fernando seguiu falando sobre a sustentabilidade, sobre a transformação do uso da terra no mundo inteiro, de terras de pasto e florestas que agora viraram de uso da agricultura. Ao final, chamou a atenção para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um apelo global que entre várias coisas visa proteger o meio ambiente e o clima, para que todos possam desfrutar de paz e prosperidade.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.