18 de março de 2022

12º Simpósio Asbram: “Alimento bom comunica bem”

Renato Meirelles fecha o encontro e fala de novos consumidores, comunicação eficaz e imagem da Pecuária.

Pessoas comem mais carne. Valorizam mais a família desde o início da pandemia. Consomem mais. Mais gente está optando por alimentação vegana. E os jovens percebem a alimentação de uma forma cada vez mais transformadora. “Porém, comer com saúde é visto de forma diferente entre as classes sociais. Os ricos entendem como menos, sódio, menos processamento. Os mais pobres veem como prato mais cheio, com mais carne. O certo é que os canais precisam comunicar. E transmitir o que seja fundamental para cada um. Os novos consumidores alegam preferência por carne com menos gordura, que não desmata, que não judia dos animais. Comunicação é o que o outro entende e não o que queremos dizer. Exige dia a dia e ação combinada entre as diversas entidades do setor”, disparou Renato Meirelles, Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva e fundador do Data Favela (FOTO INTERNA), na última apresentação do 12° Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Suplementação Mineral (ASBRAM) em Campinas (SP), e que termina nesta sexta-feira, dia 18. O tema do encontro deste ano é ‘O Brasil sustentável – Pronto para alimentar o Mundo’.

Renato mergulhou profundamente nos desejos e nas atitudes de consumo da Classe Média brasileira durante os anos Lula como Presidente da República e permanece antenado com as opiniões, sensações e posturas dos clientes de varejo nos grandes centros urbanos. Falando do tema ‘Como a comunicação pode nos ajudar em nossos negócios e nos desafios diários da nossa vida’, ele desenha as novas gerações como defensores do meio ambiente, receosos sobre a destruição do planeta e agentes transformadores do futuro em todas as horas na frente das gôndolas dos supermercados. “Todas as pesquisas indicam que os grandes comandantes das corporações põem a sustentabilidade como ponto central nas tomadas de decisão que envolvem dinheiro. E no Agro a porcentagem ainda é maior. Porém, as pesquisas também indicam que as pessoas ligam o agro ao desmatamento, à poluição do meio ambiente. Logo, a narrativa do segmento precisa ser ajustada e otimizada”, apontou Renato, também reforçando que “o próprio Varejo vai pressionar os produtores rurais e as indústrias a só comercializarem artigos comprovadamente sustentáveis, na integridade”.

O Simpósio Asbram terminou com a declaração dos executivos da entidade.

“Já iniciamos o trabalho de organizar o próximo simpósio. E agora vamos estar mais perto de todos, com nossas reuniões mensais. E o nosso desafio permanece o mesmo: alimentar o Brasil e o mundo“
Juliano Sabella – Presidente da Asbram

“Agradeço a todos pela presença e reafirmo que nosso mercado é ótimo porque é do alimento. Mas precisamos nos comunicar melhor com nosso consumidor final. Passei dois anos maravilhosos na presidência da entidade”.
Daniel Guidolin – Ex-Presidente da Asbram

 

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