A Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, com sede em Mandaguari (PR), concluiu operação de CRA (Certificados de Recebíveis Agrícolas) no valor de R$ 350 milhões, com a participação de 42 investidores institucionais. A operacionalização foi feita pela StoneX.
De acordo com Paulo Froes, diretor da área de mercado de capitais da StoneX, essa operação foi estruturada em tempo recorde. “Em apenas 49 dias, a equipe da StoneX analisou cenários, traçou as melhores rotas e preparou toda a operação, contribuindo diretamente para o sucesso da captação”, explica.
Froes acrescenta que operações como essa contribuem para o fortalecimento do cooperativismo e das atividades agropecuárias. “As cooperativas são emblemáticas no Brasil e oferecem todo o apoio tecnológico e financeiro para seus cooperados. Com mais recursos em caixa, poderão desempenhar essas atividades com ainda mais intensidade”, destaca.
Fundada em 1962 e com 9.500 cooperados, a Cocari tem faturamento anual de cerca de R$ 5 bilhões e conta com forte atuação em fiação, piscicultura, abatedouro de frango, café insumos e sementes e comercialização e armazenagem de grãos, promovendo o desenvolvimento econômico, social e cultural dos cooperados, colaboradores e seus familiares, através da agregação de valor à produção agropecuária, preservando o meio ambiente. A Cocari também tem concessionárias de máquinas e equipamentos agrícolas, com 16 revendas.
A StoneX é uma rede de serviços financeiros de nível institucional que conecta empresas, organizações, traders e investidores ao contexto dos mercados globais. Com mais de 1,3 mil clientes e 100 consultores espalhados pelo Brasil, a empresa atua há 18 anos no país e tem 17 escritórios. Responsável por operações de CRA e FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), entre outros serviços, a empresa de negócios dobrou a receita em 2021, comparando com 2020.