A Frísia Cooperativa Agroindustrial e a Fundação ABC, promoveram em Paraíso do Tocantins, no dia 3 de fevereiro, a 2ª edição do Show Tecnológico Cerrado. O evento, dedicado aos produtores rurais, profissionais e especialistas do agro, contou com as presenças do prefeito Celso Morais, da vice-prefeita Raquel Ogawa e do secretário municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Implementos Agrícolas, Ubiratan Carvalho.
Esta é a segunda edição do Show do Cerrado que vem se firmando como vitrine da área do agronegócio no estado do Tocantins. O evento aconteceu nas instalações da Frísia em Paraíso, na Rodovia TO-080, km 45.
Para Celso Morais, eventos como este são importantes para o desenvolvimento da agricultura no município e no estado do Tocantins. “Quero agradecer a Frísia por vir para nossa região e fortalecer a agricultura. Dias de campo como este são importantes para que as pessoas possam adquirir conhecimento e aprender tecnologias já testadas em outras regiões”, comentou o gestor municipal.
Os participantes do Show Tecnológico Cerrado também puderam assistir palestras com especialistas, visitar expositores e aproveitar o tempo para contato com grandes fornecedores do ramo.
De acordo com o gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cavazotti, a estimativa é de que o público tenha chegado a 500 pessoas. O evento foi realizado em em um ambiente aberto, seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde (detalhes abaixo). “Atualmente, a cooperativa conta com 110 cooperados de 20 municípios de atuação no Tocantins. “Por ser uma região nova em agro, há demanda em todas as áreas, mas o maior desafio está em solo, muito solo virgem. Por isso, é fundamental pesquisa e investimento para a busca do potencial produtivo da planta. Temos focado em estudo em genética e adaptabilidade, assim sabemos a variedade certa, na hora certa e no lugar certo”.
Todos os coordenadores de pesquisa da Fundação ABC marcaram presença no evento, onde apresentaram resultados de trabalhos em estações pelo campo preparado para o evento.
Há dois anos, no 1º Show Tecnológico Cerrado, a Frísia e a Fundação ABC inauguraram o Campo Demonstrativo Experimental, uma área de 14 hectares com faixas de soja, milho e sorgo e ensaios de longa duração de gesso e calcário. Nesse curto tempo, o local – no entreposto da Frísia – se tornou um ambiente de pesquisa para a produção agrícola da região, geradora de informação ao produtor e assistência técnica.
“O objetivo é atender o produtor rural, apresentando os trabalhos e os resultados obtidos no campo experimental, mas também em outras regiões do Estado que tem atuação da Frísia”, explica Erica Lima, coordenadora do entreposto em Paraíso do Tocantins.