O Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), entrega, nesta sexta-feira (11/02), a Licença de Instalação de uma Unidade de Produção de Leitões (UPL) de propriedade da Coopavel. A solenidade está prevista para as 10h30, na sede administrativa da Coopavel, no Show Rural. O documento será entregue pelo secretário da pasta ambiental do Estado, Márcio Nunes. O investimento total será de aproximadamente R$ 220 milhões.
O empreendimento licenciado irá alojar 20 mil matrizes que produzirão 660 mil leitões por ano. A planta da Unidade está sendo considerada a maior das Américas, com estruturas modernas e com material genético de alta qualidade. Além disso, o empreendimento terá a implantação de medidas para produção de energia sustentável, por meio de dejetos de suínos, e parte do investimento será empregado em ações ambientais.
BRDE – Também nesta sexta-feira, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai assinar cerca de 30 contratos que somam em torno de R$ 335 milhões, com clientes do Paraná e Mato Grosso do Sul, durante o Show Rural. São contratações com empresas do setor público, privado e convênios, com cooperativas e produtores rurais em projetos de modernização e expansão de atividades agroindustriais, melhorias e investimentos em estrutura de fazendas de produção agrícola, irrigação, armazenagem, logística, geração e transmissão de energia.
Será realizado ainda o repasse de recursos internacionais da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para a Sicredi Central PR/SP/RJ, para financiamento aos associados empreendedores rurais e urbanos das cooperativas filiadas da Central, no Paraná.