9 de janeiro de 2022

Expedição Confina Brasil 2021!

Trabalho realizado no ano passado constatou avanço da pecuária intensiva e profissionalização da atividade em todo o país.

As propriedades dedicadas à pecuária de corte intensiva estão cada vez mais profissionais e com investimentos crescentes em técnicas modernas, como confinamento e semiconfinamento. É o que mostra o balanço da expedição Confina Brasil 2021, da Scot Consultoria, que analisou 191 fazendas, em 14 estados entre 21 de junho e 28 de setembro de 2021. Estas propriedades respondem por mais de 40% dos bovinos confinados no país, cuja estimativa é de 4,93 milhões de cabeças, segundo a empresa. “Uma conclusão importante do Confina Brasil 2021 é o aumento de 25,8% do volume de gado confinado pelas mesmas propriedades pesquisadas em 2020. Na amostra, a quantidade de bovinos confinados este ano foi de 2.091.162 de cabeças”, informa Felipe Dahas, coordenador da expedição.

Em termos comparativos, a primeira edição do Confina Brasil, de 2020, visitou 118 propriedades, totalizando 1,663 milhão de cabeças confinadas. Das 191 fazendas pesquisadas em 2021, 41,4% ou 79 propriedades investem em confinamento e/ou em semiconfinamento. Juntas, essas propriedades têm 214.115 bovinos semiconfinados, os quais, somados aos bovinos confinados (2.091.162 cabeças), resultam em 2.305.277 bovinos em sistemas intensivos de produção pesquisados pelo Confina Brasil. A pesquisa foi realizada em três partes, envolvendo as 191 propriedades. Do total, 132 fazendas foram visitadas presencialmente.

A equipe da Scot Consultoria aplicou dois questionários: um dedicado a temas estratégicos, tais como gestão, indicadores zootécnicos, nutrição, uso de tecnologia; e outro dedicado a infraestrutura, tipos de equipamentos, manutenção de benfeitorias, descarte de dejetos, com medições de alguns itens. As entrevistas/pesquisas foram com os proprietários, gerentes e/ou técnicos responsáveis. Além das pesquisas in loco, o questionário referente aos temas estratégicos, foi respondido remotamente por 59 participantes que também participaram do Confina Brasil 2020. As entrevistas feitas remotamente com fazendeiros com propriedades em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

No total, foram:

Três rotas presenciais (132 propriedades)
Mais de 30 mil km rodados

Rota 1: 21/06 a 09/07/2021 – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Rota 2: 26/07 a 20/08/2021 – Rondônia, norte de Mato Grosso e sul do Pará
Rota 3: 08 a 28/09/2021 – Tocantins, Oeste da Bahia, Norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro

Pesquisa remota (59 propriedades)
São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás

Os principais resultados da pesquisa relacionados à comercialização do gado confinado, gestão, nutrição, sanidade e equipamentos serão apresentados no Benchmarking Confina Brasil 2021, disponível em breve no site www.confinabrasil.com. A equipe do Confina Brasil é formada por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas da equipe da Scot Consultoria, todos especialistas em pecuária e preparados para coletar os dados e interpretá-los com o olhar na evolução constante da atividade.

O Confina Brasil 2021 tem patrocínio ouro da BRA-XP, Casale, Elanco, Nutron e UPL; e patrocínio prata da AB Vista, Associação Brasileira de Angus, Barenbrug, Beckhauser, Confinart, GA (Gestão Agropecuária), Inpasa e Zinpro.  A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional do Hospital de Amor de Barretos, Assocon, Embrapa e Sociedade Rural Brasileira.

CONFINA BRASIL 2021: INSIGHTS

Do gaúcho tradicionalista das missões ao pioneiro desbravador do cerrado, dos -3ºC aos 40ºC, expedição visitou diferentes modelos de confinamento, da recria à terminação intensiva, dos pequenos produtores familiares aos de gestão empresarial de grande escala. Variação no perfil do gado à medida que a expedição avançou no sentido sul-norte. De um lado, predominância do gado taurino, do outro, a potência do nelore adaptado às condições tropicais. Cada um com suas vantagens, sem deixar a qualidade do produto final de lado.

A pecuária intensiva não é para amadores. As estratégias de confinamento e semiconfinamento estão associadas ao emprego de novas tecnologias e à busca pela sustentabilidade dos negócios.

Bom momento no mercado de commodities agrícolas impulsiona a pecuária intensiva. A expansão da agricultura segue em passos largos e os preços das terras acompanham essa tendência. O cenário é positivo para quem produz com eficiência no uso dos recursos.

Intensa preocupação com o ambiente. Nas dietas, aproveitam-se os coprodutos das agroindústrias regionais e, no final da linha, os dejetos são utilizados para enriquecer o solo, devolvendo parte do que foi extraído na produção de alimentos.

Sobre o Confina Brasil
Expedição promovida pela Scot Consultoria, nasceu em 2020 com o objetivo de levantar dados e informações sobre a pecuária intensiva nacional, tendo como propósito entender a realidade dos confinamentos e semiconfinamentos a partir da análise dos dados coletados nas propriedades visitadas pela equipe. Durante a expedição, reúnem-se detalhadas informações relacionadas a manejo, gestão, índices zootécnicos, infraestrutura e nutrição, entre outras. O objetivo é fomentar e divulgar novas tecnologias e boas práticas produtivas aos principais elos da cadeia pecuária. Além de mapear e analisar dados relevantes da pecuária brasileira, o objetivo do Confina Brasil é colecionar histórias de pessoas que têm verdadeira paixão pelo que fazem.

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.