26 de setembro de 2021

Perfil de solo e gotejamento subterrâneo atingem altas produtividades

As camadas de solo abaixo de 20 centímetros foram por muito tempo deixadas de lado pelos agricultores. Contudo, já é possível observar uma mudança de conceito que torna cada vez mais popular o termo “construção de perfil do solo” quando o objetivo é atingir altas produtividades. Totalmente em sinergia com esse conceito podemos destacar o sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo que devido às características intrínsecas a tecnologia proporciona ao cultivo condições para bater recordes de produtividade.

Mas afinal, quais os benefícios de se ter um perfil de solo bem construído? O principal objetivo de se construir a fertilidade no perfil é possibilitar que as raízes das plantas tenham condições de se aprofundar, usufruindo de um volume maior de solo além da camada de 0-20 cm e desta forma tendo acesso a maior quantidade de água e nutrientes. Muitos fatores ocasionam no não aprofundamento das raízes nas camadas inferiores, sendo os principais a presença de alumínio tóxico, baixa saturação de bases, baixa fertilidade e compactação.

Por esses motivos, um perfil bem construído favorece a cultura proporcionando altas produtividades e estabilidade de produção, combinando uma série de manejos químicos, físicos e biológicos.  A partir desse ponto, com os conceitos já esclarecidos, podemos falar sobre como o sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo pode ser sinérgico aos manejos da construção de perfil, proporcionando todos os benefícios agronômicos que serão revertidos em produtividade.

O gotejamento subterrâneo aplica água e nutrientes diretamente no sistema radicular das plantas. Devido às características do sistema, os tubos ficam enterrados a uma profundidade em torno de 20-25 cm. Da mesma forma que a água e nutrientes aplicados via fertirrigação sobem até as camadas superficiais pelo fenômeno da capilaridade¹, o mesmo ocorre para as camadas mais inferiores, na quais a água e solução nutritiva descem por gravidade formando o bulbo úmido. Portanto, um perfil de solo corrigido e sem impedimentos físicos é importantíssimo para que as raízes se aprofundem e tenham a capacidade de explorar o volume de solo nas camadas abaixo de 0-20.

O processo de construção do perfil de solo leva tempo e necessita de vários manejos combinados para alcançar este objetivo. Antes da instalação de um projeto de gotejamento subterrâneo para grãos e fibras é extremamente necessária uma boa análise de solo para entender o ponto que estamos partindo para realizar as devidas correções químicas e se necessário a descompactação. Com o ambiente radicular em condições ideais somado aos benefícios da irrigação e fertirrigação, os agricultores podem buscar o potencial genético dos materiais, atingindo altas produtividades com estabilidade de produção, garantindo a safra do agricultor.

João Silva é Especialista Agronômico Netafim. 

Sobre a Netafim
Fundada há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. O portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming, visa contribuir com a produtividade da água na agricultura, oferecer a melhor experiência ao produtor e alavancar o mercado de irrigação no país.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.