18 de junho de 2021

Yara firma parceria com AgTech Garage

Comprometida com a descarbonização global da produção de alimentos, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, firmou parceria com o AgTech Garage, hub de inovação especializado no agro, e passou a integrar um ecossistema colaborativo para a criação de ferramentas digitais que aumentem a sustentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro. O acordo prevê a conexão e a integração com startups, com o objetivo de fomentar negócios e oportunidades.

“Temos a ambição de nos tornarmos neutros para o clima até 2050. Alimentar mais de sete bilhões de pessoas é um desafio e tanto, e passa por termos lavouras mais produtivas, ao mesmo tempo em que preservarmos o meio ambiente. Esse é um trabalho que requer a ampliação do core dos nossos negócios atuais e a continuação das nossas operações com excelência comercial nos mercados diariamente, enquanto nos empenhamos em atingir as metas definidas. Temos trabalhado cada vez mais em conjunto com a cadeia, unindo forças com outras empresas, de diversos segmentos, pois a troca de conhecimento é fundamental para a transformação”, afirma Deise DallaNora, diretora de Food Solution Innovation da Yara Brasil.

Nesse sentido, a tecnologia desempenha um papel fundamental no processo de transformação do campo, especialmente para garantir o alcance e escala necessários, do pequeno ao grande produtor, para o desenvolvimento de uma cadeia alimentar sustentável. “Vamos direcionar os investimentos em temas bem definidos, como soluções inteligentes e adequadas ao clima, descarbonização da produção de fertilizantes, conectividade agrícola e novos modelos de receita na agricultura”, explica DallaNora. “A parceria com o AgTech Garage nos conectará aos parceiros certos para o desenvolvimento de soluções que vão ao encontro desta agricultura que buscamos: verde, produtiva e próspera, em todos os sentidos”, completa.

O AgTech Garage é um dos principais hubs mundiais de inovação do agronegócio, que tem como principal premissa a conexão entre grandes empresas, startups, produtores, investidores, academia, entre outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do Agro. “As iniciativas recentes da Yara na área de transformação digital e o mindset do time envolvido nos deixam muito animados. Sem dúvida um reforço de peso para nossa rede de parceiros, que muito nos orgulha”, afirma José Tomé, CEO e Co-founder do AgTech Garage.

A Yara tem liderado o caminho para a mudança no campo, por meio de ferramentas digitais inovadoras e eficientes em termos de recursos, adequadas para qualquer agricultor em todo o mundo, por meio do desenvolvimento de fertilizantes livres de carbono e também apoiando os produtores a criar fluxos de receita verde, plataformas de dados abertas e a criação de valor verdadeiramente compartilhado para cultivar um futuro alimentar positivo para o clima.

Inovação faz parte do DNA da Yara desde a sua fundação
Há 116 anos, com o desenvolvimento do fertilizante mineral à base de nitrato, a Yara deu o primeiro passo rumo ao crescimento da produção agrícola. A empresa tem como premissa continuar desenvolvendo soluções inovadoras para contribuir com a agricultura do futuro. A empresa desenvolve soluções digitais inovadoras para todos os stakeholders do agronegócio, com foco nas necessidades dos produtores, sendo pioneira no campo na agricultura de precisão.

A companhia possui quatro hubs digitais, que são os centros em que a Yara desenvolve todas as soluções em agricultura de precisão, big data e Internet das Coisas (IoT). O Brasil possui o único hub da América do Sul, localizado em São Paulo (SP). Estes espaços são focados em três pilares importantes: aumento no valor agregado ao campo, gerando mais margem aos produtos; novas frentes de receita em nutrição de plantas, por meio de novos modelos de negócios associados ao segmento; e soluções de inovação para todo o agro.

Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
Sobre o AgTech Garage
O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 50 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos, e mais de 800 startups conectadas em sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.