26 de maio de 2021

Campo Limpo e FMC desenvolvem tampa inovadora com impressão a laser

A Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas desenvolveu, em parceria com a FMC – empresa de ciências para agricultura com foco em proteção de cultivos -, uma tampa inovadora para embalagens de agroquímicos. O equipamento possui QR Code impresso a laser, a Ecocap Smart direciona o usuário para o site da empresa ao fazer a leitura do selo de segurança por meio do celular. A nova tampa possui ainda a marca da empresa impressa no lacre, recurso que visa reduzir riscos de eventuais violações. A solução desenvolvida é econômica e sustentável. “A impressão é uma ideia simples, inteligente e eficiente, que permite acessar o lote do produto de qualquer celular, dando também segurança contra a falsificação. A gravação a laser não gera resíduo e pode se transformar em um canal de comunicação personalizado”, explica Ricardo Bellinghini, diretor da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas.

O projeto desenvolvido pela FMC e Campo Limpo visava uma solução acessível e funcional. “O objetivo era implementar um conceito de identificação, com mais qualidade e eficiência, atendendo às necessidades da FMC que sempre prioriza a sustentabilidade em todos os seus processos de produção”, afirma Denilson Almeida, coordenador técnico de Embalagem LATAM da FMC. Disponível para a indústria fabricante de defensivos agrícolas, a tecnologia conecta o cliente aos diversos conteúdos da empresa e possibilita ações de marketing, promoções, premiações e edições comemorativas. “A solução amplia os canais de contato entre os clientes e as empresas. O grande diferencial dessa tecnologia é a simplicidade, não exigindo um complexo equipamento para leitura”, completa Ricardo.

Inovações nos produtos reciclados produzidos a partir da matéria-prima proveniente do Sistema Campo Limpo (programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas) agregam valor a esses artefatos e beneficiam o programa. “A comercialização desses materiais gera recursos para manter o programa de logística reversa, que atualmente encaminha para reciclagem 94 de cada cem embalagens que recebe. É um ciclo que cria valor dentro do Sistema e para a sociedade, pela geração de empregos”, destaca João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, entidade gestora do Sistema Campo Limpo.

Sobre a FMC
A FMC Corporation, uma companhia de ciências para agricultura, fornece soluções inovadoras para produtores de todo o mundo com um portfólio de produtos robusto, impulsionado por uma descoberta orientada para o mercado e desenvolvimento em proteção de cultivos e manejo de pragas e doenças nas principais culturas. Essa poderosa combinação de tecnologias avançadas inclui a liderança no mercado de controle de insetos, além de contar com soluções como herbicidas, fungicidas e biológicos. A FMC Corporation emprega aproximadamente 6.500 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, visite http://www.fmc.com e http://www.fmc.com.br .
Sobre o inpEV
Desde 2002, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) é entidade gestora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.
Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site http://www.inpev.org.br, no Facebook Youtube Instagram .

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