O ano de 1986 nunca vai sair do calendário histórico da economia brasileira. O ano de José Sarney, político que assumiu a Presidência sem um voto qualquer do eleitor do País. Ano do Plano Cruzado, que nasceu para derrotar a inflação. Em apenas seis meses, os preços de produtos foram congelados, o consumo explodiu, supermercados foram fechados por cidadãos comuns, bois foram confiscados pela Polícia Federal nas fazendas, donas de casa passaram a não encontrar mais arroz e feijão para comprar, o abastecimento mais básico de alimentos entrou em colapso. Um desastre que destruiu ainda mais os fundamentos das atividades produtivas em nome de uma vitória do partido majoritário nas eleições do fim do ano. Mas germinava naquele mesmo instante uma semente positiva, plantada havia aproximadamente dez anos, desde a ocupação do Cerrado nacional por produtores rurais que saíram das regiões Sul e Sudeste em direção ao Centro-Oeste. Os desbravadores queriam plantar, criar os animais, cuidar das fazendas, armazenar grãos. E outros conquistadores chegaram para abastecer a nova fronteira do Agro Brasil com grãos, ração, sementes, fertilizantes, equipamentos, utensílios, peças. Era a força da revenda e distribuição de insumos chegando, encabeçada por jovens empreendedores saídos dos bancos de faculdades de Zootecnia, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Técnicas Agrícolas. Foi essa seara de desenvolvimento que marcou o nascimento da Alvorada Produtos Agropecuários, em agosto daquele ano, em Dourados, interior de Mato Grosso do Sul.
Um espaço para atender produtores, comercializar tecnologias e fazer extensão rural dentro de um universo de 120 milhões de cabeças de gado, de corte e leite. Depois de uma década de varejo em crescimento constante, a Alvorada começou a atuar também no mercado atacadista, fornecendo produtos veterinários a outras revendas do estado. E mirou com força nos campos de cultivo de soja, milho e novas pastagens que invadiram Mato Grosso do Sul, acompanhando a evolução da Integração Lavoura-Pecuária e expandindo o grupo por toda a região. Outros dez anos se passaram e o grupo avistou um novo nicho de mercado e lançou a linha de suplementação nutricional animal AlvoradaPhos. Oferta de vantagens técnicas e acompanhamento personalizado ao produtor rural, garantindo máximo desempenho. Não demorou e nascia a Albor, uma linha de produtos exclusivos, desenvolvida a partir de tecnologias avançadas, com excelente custo benefício: sementes de pastagens, adjuvantes e vacina para clostridioses.
O tempo passou, o século mudou e o agronegócio brasileiro tornou-se o terceiro maior do planeta. E a Alvorada seguiu no mesmo ritmo, avançando e marcando presença em sete estados, com 29 lojas próprias abertas, entre representações, pontos de venda, vitrines e unidades fabris de produtos para nutrição animal. A localização estratégica em regiões fundamentais para o desenvolvimento da economia brasileira permitiu uma logística ágil e o acesso local ao atendimento credenciado, ideal para produtores com múltiplas propriedades rurais. Um autêntico roteiro de bons negócios, que atravessa as Regiões Norte e Centro-Oeste, de Três Lagoas a Redenção, prateleira privilegiada de tecnologias e soluções das maiores empresas do agribusiness nacional e internacional. Gigantes que sabem de cor o slogan: ‘Quem conhece, confia!’.
Um trabalho desenvolvido por 580 colaboradores, que atendem 65 mil clientes ativos e mantêm uma carteira de mais de cem mil produtores cadastrados, em um universo de pecuaristas responsáveis por um rebanho de 21 milhões de cabeças. Oferecendo insumos agrícolas, nutrição animal, máquinas e equipamentos para jardinagem, produtos pet, vacinas e adjuvantes. E com mais de oitenta profissionais em campo, entre engenheiros-agrônomos, zootecnistas, médicos-veterinários e técnicos agrícolas.
De olho no comportamento das fazendas, áreas urbanas e nas mudanças da sociedade, a empresa abriu, no ano passado, a primeira unidade destinada exclusivamente para atender os animais de companhia, em Campo Grande. A Out Pet possui 1.800 m² e oferece um mix completo de produtos e serviços, com banho, tosa, clínica veterinária, creche e hotel. E a direção já adianta que vêm novas filiais pela frente. Assim como estruturou programas de relacionamento com os clientes de todos os segmentos, promovendo churrascos, arroz carreteiro de negócios, costeladas, café da manhã, arraiais, dias de campo, feiras agropecuárias, treinamentos e premiações. Tudo para destacar as tecnologias disponíveis para os empreendedores do campo e estimular o sentimento de amizade com todos os parceiros de negócios.
Outra aposta adotada com firmeza foi investir cada vez mais em ações junto à comunidade em que as suas unidades estão inseridas, reforçando um caminho economicamente viável e de apoio à sustentabilidade de todas as atividades, beneficiando as pessoas e o planeta. São programas que focam o atendimento a adolescentes, crianças carentes, casas de abrigo, asilos, hospitais, casas de recuperação, associações, ONGs, portadores de doenças como o câncer etc. E a promoção de relacionamento em datas especiais, como dia das crianças, Natal solidário, festas juninas, leilões, almoços e jantares beneficentes. Sem esquecer da responsabilidade ambiental, que motivou a implantação de arquitetura planejada nas lojas, que aproveitam a iluminação e ventilação naturais, além da gestão da frota de veículos que já reduziu em 20% a emissão de carbono. A equipe ainda orienta o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos e mantém unidades de recebimento em diversas cidades. A campanha para devolução de isopores de vacinas em troca de uma muda de árvore nativa é um sucesso em todas as filiais, estimulando o plantio direto.
Feres Soubhia Filho, diretor da Alvorada Produtos Agropecuários
• Nascido em Tupi Paulista | Casado | Dois filhos (um Engenheiro Elétrico e uma Arquiteta).
• Graduado em Engenharia | Centro Universitário FEI – São Bernardo do Campo (SP) | 1982.
AgroRevenda – Qual o grande foco de atuação da Alvorada?
Feres Soubhia Filho – Trabalhamos com foco nos produtos pecuários e, depois, em pastagem.
AgroRevenda – Qual a principal característica no atendimento da revenda?
Feres Soubhia Filho – É a excelência no atendimento técnico, o atendimento humanizado, em que deixamos o cliente absolutamente confortável. Existe uma amizade verdadeira entre o cliente e a loja.
AgroRevenda – E a ação mais rotineira mantida para reter os clientes e atrair novos consumidores?
Feres Soubhia Filho – Fazemos um trabalho intenso de divulgação on-line, pelas redes sociais e WhatsApp, rádio, televisão, outdoor, participação em eventos e leilões, parcerias fortes com fornecedores, incluindo ótimas campanhas para os clientes e vendedores, ações sociais regionais, condições de preços ideais e negociações, um excelente mix de produtos.
AgroRevenda – Qual a principal marca da atuação da Alvorada nestes 34 anos?
Feres Soubhia Filho – Desenvolver cada vez mais o agronegócio nacional, proporcionando, assim, o bem-estar do brasileiro e do planeta. Nossa missão é nos tornarmos uma empresa única no agronegócio, sempre inovando e acompanhando as tendências e tecnologias. E nos tornarmos o destino certo do produtor rural.
AgroRevenda – Qual é a principal meta do Grupo para a próxima década?
Feres Soubhia Filho – Chegar a duzentas lojas agropecuárias instaladas no Brasil.
AgroRevenda – Por que a Alvorada é uma boa parceria para a indústria brasileira de insumos agropecuários?
Feres Soubhia Filho – Porque possui credibilidade no mercado, grande retenção de clientes e permanente prospecção de vendas.
• Altruísmo: ser movido por ações que sempre beneficiem o próximo
• Lealdade: agir para satisfazer as necessidades de colaboradores e clientes
• Verdade: ser sempre verdadeiro, sem ser destrutivo
• Otimismo: encarar os desafios com positividade e lutar por bons desfechos
• Respeito: por colaboradores, clientes, consumidores, parceiros e o planeta
• Amizade: cultivar um ambiente agradável e descontraído
• Disciplina: executar com disciplina para conquistar o sucesso
• Atenção: olho nos detalhes é o caminho seguro para a excelênciaO VAREJO NO DNA ALVORADA
• Produtos: one-stop shop
• Pessoal qualificado: treinamento constante e em projetos PDCA
• Experiência do consumidor: “Best Service in the world” (Michel Sandor)
• Preço: maior player do mercado veterinário – alto poder de barganha
• Localização: maiores regiões de bovinos – endereços estratégicos
• Empresa única para clientes, parceiros e colaboradores ALVORADA 2020!
• Previsão de abertura de três novas lojas até o fim do ano: Guarantã (MT), Rondonópolis (MT) e Porangatu (GO)
ATENDIMENTO ALVORADA
• 580 colaboradores
• 65 mil clientes ativos
• Carteira de mais de 100 mil produtores cadastrados
• Pecuaristas com rebanho de 21 milhões de cabeças
• Oferta de insumos agrícolas, nutrição animal, máquinas, equipamentos, produtos pet, vacinas e adjuvantes
ALVORADA SUSTENTÁVEL
• Lojas ecologicamente corretas
• Arquitetura moderna, ventilação facilitada e redução da utilização de ar-condicionado
• Utilização de etanol em 100% da frota de veículos
• Gestão da frota reduzindo em 15% a emissão de CO²
• 100% dos papéis utilizados são produzidos com bagaço de cana-de-açúcar
• Destino certo para os agrotóxicos | Unidades de recebimento de embalagens vazias em todas as regiões de atuação | Orientação aos produtores rurais sobre tríplice lavagem
• Mudas nativas doadas em troca dos isopores de vacinas