Empresa completa cinco décadas de atuação, está presente em seis estados e é reconhecida por introduzir o plantio direito e a suplementação com ureia ao gado no inverno do Centro Oeste brasileiro.
Quando os seis jovens resolveram criar uma empresa no fim da década de 1960, no calor solitário do Cerrado do Brasil, traziam dois propósitos em mente. A parceria fechada com uma multinacional reconhecida no mercado internacional e a certeza de que eles teriam que acompanhar o andar das tecnologias e o trabalho das multinacionais do segmento. Duas apostas ousadas para um país ainda litorâneo e uma sociedade que flertava com regimes rivais da livre iniciativa privada. Deu trabalho domar a terra infértil, vencer a seca dos invernos, por em pé uma logística inexistente, inovar em manejos e sistemas produtivos e criar um mercado sólido de produtos agropecuários, além de alimentos para uma população que saiu com tudo da praia para o sertão.
Fundada em outubro de 1969, em Goiânia (GO), a Agroquima Produtos Agropecuários Ltda começou a funcionar para introduzir no estado uma diversificada linha de produtos destinados ao aumento da produtividade através de técnicas avançadas. Dez anos depois, ajudou a introduzir a revolucionária tecnologia do plantio direto no Cerrado, nas lavouras de soja e milho. E foi a primeira empresa a indicar a suplementação com ureia no período seco para bovinos, com o sal mineral. Tanto que possui o primeiro sal mineral com ureia, líder de mercado até hoje, além de ter criado uma linha completa de suplementos minerais e rações em gado de corte e leite.
O tempo passou, mas o pioneirismo não. Foi das primeiras a vender herbicidas para pastagens, com áreas de destaque no Brasil e na América Latina. E levar ao campo representantes comerciais distribuídos em todas suas áreas de atuação, a maioria formada por agrônomos, veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas, trabalhando diretamente com o agricultor e o pecuarista. O dinamismo resultou na presença em seis estados brasileiros (Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Pará e Maranhão), com pontos de venda em 23 municípios (Goiânia, Cristalina, Mozarlândia, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Uruaçu, Morrinhos, Formosa, Jussara, Cuiabá, Barra do Garças, Confresa, Uberlândia, Unaí, Araguaína, Palmas, Redenção, São Félix do Xingu, Marabá, Paragominas, Xinguara e Imperatriz). A sede administrativa fica em Goiânia e as três fábricas na capital goiana, Aparecida de Goiânia (GO) e Cuiabá (MT). Os principais fornecedores são gigantes da indústria mundial como Corteva, Vale, Vetoquinol, Gerdau, Jacto, entre outras.
“Acompanhamos as tecnologias e o trabalho das multinacionais ao longo desses cinquenta anos, o que nos tornou uma empresa diferenciada. Com produtos sólidos e lançando soluções novas, como a ureia na alimentação do gado, que foi um grande passo para a empresa. Afinal, estávamos em uma região com seis meses de seca e, na época, não havia tecnologia para dar alimento para os rebanhos. Hoje, o nosso portfólio é muito moderno e nossa tecnologia muito avançada”, explica o executivo Rafael Barsch, diretor financeiro da empresa.
O progresso foi imenso. A Agroquima vende e distribui sua linha própria de sementes para pastagens (Sementes Agroquima), é parceira da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), via Unipasto, na pesquisa e desenvolvimento de novas espécies forrageiras, e tornou-se o principal cliente da Corteva na América Latina. Ainda possui um programa de difusão dos seus produtos através de palestras, dias de campo, áreas demonstrativas em fazendas e universidades, participação em leilões e feiras agropecuárias, propaganda em TV, rádio e revista, outdoors, malas-diretas e placas de fazenda. Além de um conceituado e tradicional programa de estágio para estudantes de Agronomia, Veterinária e Zootecnia, existente desde 1977. Por estes méritos faz parte da lista das grandes empresas do ramo no país, tendo sido vencedora de importantes prêmios nacionais, como o Prêmio Nacional Mérito Fitossanitário, oferecido pela Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF); Prêmio de Meio Ambiente, oferecido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (CREA – GO), e Destaque como maior cliente da então Dow Agrosciences na América Latina. “Estou muito satisfeito com o atendimento dos competentes funcionários da revenda. Eles têm bons produtos, são eficientes”, reconhece Emílio Pereira, cliente da Agroquima há 21 anos, produtor de gado Jersey em Pirinópolis (GO). “Realmente, a empresa proporciona bons produtos, confiança no que vende e entrega ao cliente”, fala Paulo Pereira, consultor de vendas e 41 anos de empresa.
No ano passado, a Agroquima completou cinquenta anos de trabalho e instituiu novamente a gestão de pessoas e o relacionamento com clientes como molas propulsoras do futuro do negócio. “Os objetivos centrais são formar pessoas, com atenção plena para as pessoas que estão com a gente faz tempo. Ter um bom relacionamento com fornecedores e os concorrentes. E manter uma equipe de técnicos consultores que não são apenas vendedores e sim agregadores de resultados para os empresários rurais”, revela Rafael Barsch. O olhar atento para o mercado também faz parte da lição de casa. “As fusões e aquisições em nosso segmento vão continuar. Em grande parte, para as empresas terem caixa e poderem investir em soluções para os clientes e produtores. Temos que estar muito próximos destas mudanças, buscar conhecimento, entender esse mercado, estar ao lado dos fornecedores”, examina Aldo Maia, o comandante da Agroquima.
AGROQUIMA PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA
# Fundada em outubro de 1969, em Goiânia (GO)
# Presença em seis estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Pará e Maranhão
# Três fábricas em Goiânia, Aparecida de Goiânia (GO) e Cuiabá (MT)
# Pontos de venda em 23 municípios
# Produtos: linhas herbicidas para pastagem, agrícola, nutrição animal,veterinária, sementes (pastagem e Integração Lavoura – Pecuária), arames
FRASES
“O Futuro são as pessoas. Nosso programa de estagiários já formou até gerentes, gente que está há muito tempo conosco. Se pensarmos para a frente, temos que formar pessoas. Se fizermos o dever de casa, o futuro vem”
Rafael Barsch
“A empresa está crescendo e precisamos prestigiar os fornecedores, buscar conhecimento, conversar com a cadeia, entender o momento, saber o que está acontecendo com o mercado”
Aldo Maia