11 de abril de 2020

IBGE e a inflação dos alimentos

Este é o boletim informativo sobre o índice de inflação dos alimentos em março de 2020, a partir dos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em virtude da pandemia do COVID-19, o IBGE suspendeu, no dia 18 de março, a coleta presencial de preços. E  passou a coletar os preços por outros meios, como pesquisas em sites de internet, por telefone ou e-mail.

O IPCA em março foi o menor resultado para o mês desde o início do Plano Real (1994), e ficou abaixo da taxa de fevereiro. O índice acumula no ano alta de apenas 0,53% e, nos últimos 12 meses, de 3,30%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, três tiveram deflação em março.

O grupo alimentação e bebidas apresentou a maior variação, 1,13%, e o maior impacto no mês de março, 0,22%. Mostrando aceleração em relação ao resultado de fevereiro, que foi de 0,11%. Os destaques ficam com ovos, batata inglesa, tomate, cebola e cenoura. As carnes tiveram queda pelo terceiro mês consecutivo. Outros cinco grupos também registram alta:  educação (0,59%) e habitação (0,13%). As maiores quedas foram nos setores de artigos de residência (1,08%), transportes (0,90%) de despesas pessoais (0,23%).

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.