Quando o assunto é cria muitos são os questionamentos levantados. Alguns acreditam que recria e engorda são melhores atividades que a cria. Já outros dizem que, dependendo da região, focar em um ciclo completo com cria, recria e engorda vale mais a pena. O fato é que no entorno dessa discussão existem alguma fatores que podem determinar e até mesmo tornar desse, um cenário promissor.
Pensando em um cenário macro, observamos que a agropecuária brasileira passa por um momento muito singular, há know-how, rentabilidade e até, porque não, uma indústria do agro que movimenta e incrementa a renda do país e o faz “girar”, mas há também um setor que começa a entender e pesquisar cada dia mais sobre formas de produzir mais em espaço menores. Para a pecuária não é diferente. Diante desse pensamento, otimização de crias que possam render mais e de matrizes que possam produzir mais crias é talvez um “gap” importante do mercado e, que oferece oportunidades.
A cria precisa oferecer qualidade, mais peso e mais saúde para ser mais rentável e ofertar ao próximo na cadeia de valor, um agregado que o possibilite ter uma recria e engorda que gere bons resultados finais. Com isso, investir no início do ciclo pode ser muito interessante.
Vacas mais férteis e bezerros mais pesados, dependem muito da estratégia adotada pelo produtor em sua fazenda. E ela começa na nutrição da matriz e se estende a cria, afinal a matriz melhor nutrida ofertará bezerros mais fortes e desmamados mais rápido o que auxilia na redução das despesas da granja. Bezerros melhores e com sistema imune mais fortalecido começam a pastar mais cedo e se bem nutridos e digerindo melhor as pastagens podem ter aumento de seu desempenho o que resultam em mais peso na hora da venda.
As três dicas para que a cria seja ainda mais rentável são:
Cuidar das instalações, bem como iluminação, hidratação são fatores cruciais para a sanidade do animal;
Suas matrizes são a geração da sua principal fonte de renda e por isso, para que elas sejam mais férteis e produzam mais crias precisam ter qualidade superior a qualquer outro animal;
Alimentação e complementação nutricional dos bezerros é primordial para que eles tenham um sistema imune fortalecido, comecem a pastar antes e tenham ganho de peso.
A Cargill Nutrição Animal por meio das marcas Nutron e Integral tem um modelo nutricional específico para as crias e uma série de produtos que são recomendados para esta fase (Probeef Bambini Creep, Probeef Bambini CR e Probeef Pré-Parto).
Pedro Veiga é Gerente Global de Tecnologia de Bovino de Corte da Cargill Nutrição Animal
Sobre a Nutron – A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte e suplementos para criação de gado a pasto. Há 23 anos no País, a marca sempre atuou próximo do produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio.
Sobre a Integral – Há mais de três décadas, a Integral Nutrição Animal trabalha com foco nos resultados para toda a cadeia produtiva. A Integral é uma empresa moderna que confia na força do trabalho, na tecnologia empregada, na qualidade dos produtos e na parceria com seus clientes para vencer desafios e gerar lucros para o produtor.
A empresa utiliza planejamento aliado ao conhecimento técnico do sistema de produção e ao uso correto das ferramentas de gestão para proporcionar ao produtor rural uma pecuária lucrativa. Com uma completa linha de produtos, a Integral proporciona aos seus clientes o máximo desempenho zootécnico dos animais e o maior lucro na atividade em qualquer época do ano.
Sobre a Cargill – A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários
Fonte: Assessoria de Imprensa