25 de janeiro de 2019

Dez tendências de laranja e tangerina para os próximos anos!

O mercado de citros, em especial os segmentos de laranja e de tangerina, está passando por profundas inovações. Mas, quais serão as tendências para os próximos anos? Emilio Favero, sócio e diretor comercial da AlfaCitrus, uma das cinco maiores beneficiadoras de laranjas e tangerinas do Brasil, e César Graf, diretor da Citrograf, único viveiro comercial do Brasil com Certificação Internacional de Qualidade em conformidade com a NBR ISO 9001, que comercializa borbulhas, mudas, plantas, porta-enxertos e sementes, apresentam a seguir dez pontos que merecerão a atenção dos produtores e consumidores de laranjas e tangerinas. Confira:

Mancha marrom de alternaria

Existem variedades de tangerinas de excelente qualidade que são suscetíveis a uma doença chamada mancha marrom de alternaria. A Murcott é um exemplo. Ela precisa de várias pulverizações de fungicidas durante o ano para se tornar uma fruta de qualidade, em termos de casca e apresentação. Isso tem um custo muito alto para o produtor. Uma fruta parecida com a Murcott, mas com alta resistência a mancha marrom de alternaria, terá grande aceitação no Brasil. Algumas variedades já estão sendo testadas.

Colheita

Os produtores também irão buscar variedades com diferentes épocas de colheita, principalmente em relação à tangerina, que tem pico entre março e outubro. Nos meses seguintes, é difícil encontrar este produto.

Variedades

Cada vez mais, os consumidores brasileiros terão acesso a variadas opções de laranjas. Muito comuns nos Estados Unidos, a laranja sanguínea (de cor vermelha e suco vermelho) e a laranja cara a cara (interior vermelho e suco laranja) deverão ter mais destaque no Brasil.

Sem sementes

Embora a Ponkan e a Murcott tenham protagonismo no Brasil para consumo in natura, outras variedades de tangerina, principalmente as sem sementes, devem desembarcar no Brasil nos próximos anos.

Orgânico

Práticas que contribuem para a produção orgânica deverão ser cada vez mais adotadas pelos produtores, uma vez que os consumidores estão mais exigentes em reação a este aspecto.

Na mesma embalagem

Recentemente, no evento PMA Fresh Summit, nos Estados Unidos, foi apresentada uma embalagem com três tipos diferentes de limão: o rosa, o verde e o siciliano. Esta interessante novidade pode, em breve, ser utilizada no Brasil para a venda de laranja e tangerina.

Ambiente infantil

Neste mesmo evento, várias empresas apresentaram propagandas de frutas, com apelos infantis. O Brasil deverá, ano a ano, incorporar mais esta prática, destacando os benefícios de laranjas e tangerinas.

Rastreabilidade

Um dos grandes desafios dos produtores rurais será comunicar de forma assertiva a rastreabilidade de laranja e tangerina, compartilhando informações que realmente agreguem valor ao consumidor final.

Rendimento industrial

A tendência é que as indústrias de suco de laranja optem por comprar frutas precoces com qualidade de fruta tardia. A boa coloração, a ótima qualidade e o alto teor de brix contribuirão para um elevado rendimento industrial.

Sabor, variedade e valor  

A alta produtividade e as colheitas em diferentes épocas do ano poderão contribuir para o consumidor ter novas opções de sabor, de qualidade e de valor nutricional.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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