29 de novembro de 2018

Bayer deixa saúde animal e vai demitir 12.000 no mundo inteiro

A farmacêutica e fabricante de produtos agrícolas alemã Bayer informou nesta quinta-feira, dia 29, que vai sair da área de saúde animal, analisa alternativas para o ativo, e privilegiar seu negócio de saúde humana por meio de uma série de medidas estruturais para melhorar a produtividade e inovação da companhia. “Embora essa unidade ofereça opções de crescimento em um mercado atrativo, a Bayer pretende alocar os investimentos dessa área nos negócios principais da companhia, como o segmento farmacêutico, de consumo para saúde e de ciência”, informou a corporação em comunicado.

No segmento de consumo para saúde, além das vendas de produtos dermatológicos já anunciadas, a Bayer também saíra da comercialização de protetores solares (Coppertone) e de produtos para tratamento de pés (Dr. Scholl’s). Outra medida discutida é em relação à venda de sua fatia de 60% no site alemão de fornecimento de serviços Currenta.

Além de mudanças em seu portfólio, a Bayer pretende reduzir custos por meio da demissão de 12 mil funcionários no mundo todo até o final de 2021, com a maior parte na Alemanha. Os detalhes sobre esses desligamentos serão estudados nos próximos meses.

“Essas mudanças são necessárias para melhorar o desempenho e agilidade da Bayer”, afirmou o presidente do conselho de administração da companhia, Werner Baumann. “Estamos cientes da gravidade dessas decisões para nossos funcionários. Assim como já fizemos no passado, vamos implementar essas medidas de uma forma responsável e sensata.”

Com a reestruturação planejada, a Bayer espera registrar um lucro por ação de 6,80 euros em 2019, com a meta de 10 euros por ação em 2022. A previsão da empresa é que o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) aumente 30% até 2022.

A companhia informou ainda que contabilizará baixas contábeis no valor total de 3,3 bilhões de euros no quarto trimestre de 2018, relacionadas aos  negócios de consumo de saúde e farmacêuticos.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.