20 de setembro de 2018

Gestão para pequeno agricultor é desafio às empresas tecnológicas!

Tema foi discutido durante o ForAGRI – Fórum Agronegócio Inteligente, realizado pelo CPqD, em Campinas (SP), para promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica em Tecnologias da Informação e Comunicação, com foco em IoT (Internet of Things) para o agronegócio brasileiro.

Do total de 5 milhões de propriedades rurais existentes no Brasil, 95% delas pertencem a pequenos produtores. Para empresas que desenvolvem tecnologias voltadas ao agronegócio, o desafio é tornar viável o uso dessas inovações, garantindo retorno de investimentos, melhorando a produtividade, reduzindo custos e aumentando a qualidade da produção rural. A opinião é de Sidney Regi Junior, consultor sênior da GAtec Gestão Agroindustrial, que participou do ForAGRI – Fórum Agronegócio Inteligente, realizado em setembro pelo CPqD com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica em Tecnologias da Informação e Comunicação, com foco em IoT (Internet of Things), para o agronegócio brasileiro.

“Quando pensamos em inovar no agronegócio, temos que focar nos pequenos produtores, que são a maior parcela do agronegócio e que, via de regra, estão à margem da maioria das inovações disponibilizadas, seja por falta de conhecimento, de poder aquisitivo ou ainda de maturidade na gestão”, explicou o consultor durante sua palestra no painel “Acelerando a inovação tecnológica para o agronegócio”. Segundo ele, o pequeno produtor não está habituado a comprar algo intangível ou que ele não consiga detectar, explicitamente, algum valor. “Quando oferecemos ao produtor uma inovação e dizemos a ele que isso irá melhorar a sua vida no dia a dia da lavoura, temos que mostrar na prática como isso ocorrerá. Ele terá maior produtividade? Ele conseguirá reduzir seus custos com os defensivos químicos? Isso é fato: para vender ao agronegócio, temos que garantir que aquela inovação trará resultados, além de ser viável economicamente”, esclareceu.

Para atender às demandas do agronegócio, a GAtec busca entender as demandas dos produtores rurais, agroindústrias e de toda a cadeia, construindo soluções simples e eficientes, que integram inovações no hardware e no software, mudando a maneira como a informação do campo é produzida, coletada, enriquecida, tratada e disponibilizada em tempo hábil ao cliente. “Ao incorporar as ferramentas baseadas em inteligência artificial, podemos analisar grandes massas de dados, transformando tudo em informações e insights, gerando assim um sistema de gestão simples, eficiente e direto”, afirmou Sidney Regi Junior durante a palestra.

O produtor deve olhar para a tela – seja em um notebook, tablet ou smartphone – e ter o controle total das operações de campo, mão de obra, maquinário, clima e produtividade, entre outras variáveis. “Nosso software é baseado em rede social. Deve ser usado como se fosse o Facebook, tendo por trás um sistema robusto e modular. Levamos ao produtor rural o SimpleFarm, uma rede social corporativa, com gerador de gráficos, relatórios, controle eletrônico de documentos, criando um ecossistema que integra todas as informações da sua produção rural”, concluiu.

Plataforma de Gestão definitiva – O SimpleFarm é uma plataforma que faz a gestão das operações agroindustriais através de uma rede social corporativa, sendo uma ferramenta completa que atende, em uma única base, produtores de todas as culturas agrícolas, pecuaristas e agroindústrias. É o primeiro sistema para a gestão do agronegócio 100% WEB que integra todos os processos e funcionários da empresa. Seus principais diferenciais são a integração de todas as áreas dentro da empresa e a simplicidade de uso, bem intuitivo, com pouca necessidade de treinamento dos usuários.

Sobre a GAtec – Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a GAtec é uma empresa de consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para os setores da cana-de-açúcar, grãos, algodão, café, pecuária, entre outros. Desenvolve softwares que atuam como ferramentas de otimização, para reduzir custos e aumentar a produtividade. Está presente em 11 países.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.