30 de abril de 2018

AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

IRRIGAÇÃO – O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, distribuiu sexta feira (27) 895 Kits de irrigação para 22 municípios do Mato Grosso. A solenidade de entrega foi realizada na sede da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), em Cuiabá.

MERCOSUL – As exportações de carne bovina in natura de março dos quatro países do Mercosul atingiram 200 mil toneladas, um máximo dos últimos dez anos. O analista de mercado explicou em seu relatório que esse aumento nos volumes responde a fatores de oferta e demanda. O Brasil exportou 121.000 toneladas para os mercados internacionais, o Uruguai 31.000 toneladas, a Argentina 26.500 toneladas e o Paraguai 21.000 toneladas.

MILHO – Cerca de 30% da oferta de 200 mil toneladas, foram vendidos dia (27), por meio de leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume equivalente a 58 mil toneladas do produto se destina a criadores de animais.

SANIDADE – Para melhorar a qualidade e sanidade do leite e aumentar a renda dos produtores, o Ministério da Agricultura, abriu consulta pública para aperfeiçoar as normas que regulam o produto. As principais modificações deverão ser a redução de 10 graus para 7 graus da temperatura máxima do leite cru, entre outras.

ANIVERSÁRIO – Os 45 anos da Embrapa, foram comemorados dia (24) , com o lançamento do trabalho “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, que consolida sinais e tendências na agricultura em termos científicos, tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais.

SIMPLIFICAÇÃO – O Ministério da Agricultura, do Brasil e do Paraguai, assinaram acordo de simplificação do comércio de bovinos entre os dois países. Na prática, foi feita a revisão do Certificado Veterinário Internacional (CVI) para o comércio de bovinos para reprodução entre o Brasil e o Paraguai.

CONTRIBUIÇÕES – O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, recebeu dia (18) propostas elaboradas pelo Sistema da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para o Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019. De acordo com o ministro, “a CNA contribui muito todos os anos para a formação do Plano Safra, ouvindo agricultores em várias regiões do Brasil e fazendo uma síntese das demandas”.

PELA METADE – O Projeto de Lei (PL) 3200/2015, responsável por debater a regulação de defensivos no Brasil, poderá reduzir o tempo de registro de defensivos pela metade. A nova lei tem objetivo de modernizar o sistema de registro de defensivos químicos, que atualmente pode demorar até dez anos no Brasil.

MATOPIBA – A produção crescente de grãos da região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, vem colocando os holofotes nesta nova fronteira agrícola. No caso da soja, a região responde hoje por aproximadamente 11% das 115 milhões de toneladas produzidas na safra 2017/2018, segundo a Conab.

Textos: Mapa, Rurales El Pais, Embrapa, Agrolink

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.